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Arena, Adriana Pastorello Buim
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* Hábito de Leitura * Práticas de leitura e de escrita: da sala de aula ao laboratório de informática.

Este trabalho teve como objetivo investigar como os professores do 2º ano da Educação Básica utilizam a sala de aula e de informática para formação de leitores. A pesquisa teve sua realização em uma Escola Municipal de Uberlândia, que atende desde a Educação Infantil até os primeiros anos do Ensino Fundamental. A opção metodológica dessa pesquisa qualitativa é o estudo de caso do tipo etnográfico, cujo fundamento teórico está baseado na perspectiva Histórico-Cultural. A coleta de dados e materiais se efetivou por meio de observações de duas séries, um corpora de dezoito entrevistas, sendo estas realizadas com alunos, professores regentes, professores de literatura/música, laboratoristas e bibliotecárias. Diante da tabulação de alguns dados, percebemos que havia extrema valorização de determinados ambientes e outros eram pouco utilizados na formação leitora; dentro do laboratório de informática acontecia uma transposição didática dos conteúdos tratados em sala de aula.

A produção textual em duplas no processo de aquisição da língua escrita.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre as contribuições da produção de texto em duplas de crianças entre sete e oito anos em processo de alfabetização matriculadas no 2º ano do ensino fundamental em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Os dados apresentados são resultados de observações, de entrevistas e de um plano de ação realizados em 2012 durante uma pesquisa-ação. Foi desenvolvida uma sequência didática com o objetivo de promover mudanças nos sujeitos pesquisados, assim como no pesquisador, e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental. A análise dos dados será realizada à luz das ideias de Vigotsky, Jolibert, Calil e Bakhtin. Ao propor às crianças a escrita de um gênero concluímos que escrita em duplas propiciou as trocas de saberes entre as crianças, aprendizagem de estratégias de leitura e de escrita, e a convivência social.