Mostrar 3 resultados

descrição arquivística
Silva, Regina Aparecida da
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

2 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Educação integral e educação ambiental: um diálogo essencial.

presente artigo objetiva verificar como está o diálogo entre Educação Integral, por meio do Programa Mais Educação, e Educação Ambiental, em uma escola pública municipal em Cuiabá-MT, a partir do conhecimento dos professores, da relação escola e comunidade, suas percepções a respeito da reorganização curricular, suas práticas pedagógicas e suas considerações para a construção de uma escola integral e sustentável

Gênero e Ambiente na Percepção das jovens mulheres da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo.

Os quilombos no Brasil são marcados por lutas ao território e resistências, e se configuram como espaço de construção de identidades, e expoente da cultura afro-brasileira e de enfrentamento as agruras de um mundo ocidental, branco, machista e capitalista.

Metodologias e itinerários do mapeamento social da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, Mato Grosso, Brasil.

Nesse trabalho apresentamos o Mapa Social da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo elaborado de forma participativa pelos alunos da Educação para Jovens e Adultos e pelo Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As oficinas de mapeamento seguiram um percurso dialógico da arte-educação-ambiental formando estações vivenciais que se configuraram como uma expedição pelo viver comunitário. Temos o objetivo de apresentar os resultados das oficinas, mas de igual importância apresentamos o processo de mapear, pois o consideramos como uma profícua prática educativa. Compreendemos que o mapeamento deve ser elaborado com e, principalmente, pelas comunidades, este é um percurso dialógico importante para a educação ambiental e para a educação popular, peculiarmente, por contribuir com a visibilidade desses grupos sociais.