A crise advinda das mudanças ocorridas no meio ambiente tem se tornado foco de debates e pesquisas envolvendo diferentes áreas científicas. Essas alterações afetam diretamente a humanidade, pois, essa relação homem e meio ambiente se faz presente desde a sua existência.
O objetivo foi compreender o processo de implantação da proposta curricular para a Educação Física no Ensino Fundamental, bem como identificar a organização curricular dos conteúdos para a área na rede municipal de Educação da cidade de CatalãoGO. O Currículo Referência Experimental de Educação Física para o Ensino Fundamental adotado pela Secretaria Municipal Estadual – SME foi analisado e realizou-se uma entrevista com oito professores de Educação Física e uma coordenadora pedagógica para identificar a forma de construção da proposta curricular e a organização curricular dos conteúdos. Os resultados, interpretados pela técnica de Análise de Conteúdo de Minayo(2002), evidenciou que a proposta não foi construída coletivamente e que há um descompasso entre o que foi instituído/proposto pela SME com o que é materializado no dia a dia do professor de Educação Física.