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Osório, Antônio Carlos do Nascimento
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O professor e o cuidado de si: conflitos e contradições no trabalho.

Este artigo parte de um processo de estudo que busca a compreensão sobre as transformações ocorridas no mundo do trabalho e os seus impactos na saúde dos professores. O objetivo é analisar a governabilidade da Educação e da Saúde no cuidado de si dos professores como sujeito, resultado de uma fabricação que se dá a partir do interior da instituição escolar pela ontologia do presente, segundo os pressupostos teóricos metodológicos de Michel Foucault. Trata-se de uma pesquisa descritiva e empírico-analítica, na qual os procedimentos técnicos para investigação caracterizam-se de cunho quantitativo e qualitativo. Dentre os resultados apresentam-se as discussões em torno acontecimento no sentido de minimizar os números de afastamentos para tratamento de saúde, já que as técnicas de si são produções sociais marcadas por mecanismos de defesa e superação das dificuldades constituídas, além daquelas inerentes aos processos pedagógicos.

Foucault e as tentativas do corpus do conhecimento em pesquisa.

Este artigo surge das reflexões das investigações acadêmicas em relação aos aspectos que foram sendo pontuados sobre os pressupostos de Michel Foucault. Enquanto metodologia foi selecionada obras que atendam as demandas dos projetos de estudos, tendo como “pano de fundo” às complexas e inesgotáveis questões relacionadas à pesquisa, no sentido de contribuir com potencialidades e limitações, explicitadas naquilo que é denominado como latências, cujas origens são de diferentes ordens, canalizadas por angústias, dúvidas e receios, a ponto de poderem ser consideradas como um dos maiores entraves ao próprio “problema a ser investigado”. As análises dos relatórios demonstram as possibilidades de novas compreensões e interpretações de problemáticas contemporâneas, inscritas no contexto da sociedade, a partir do referencial.