Showing 2 results

archival descriptions
Moura, Jucilene Oliveira de
Print preview Hierarchy View:

Escola Sarã: textos e contextos.

Este estudo apresenta análise da política de currículo organizado em ciclos do município de Cuiabá-MT, a Escola Sarã e, tem por objetivo dar visibilidade e problematizar as mudanças realizadas nos textos políticos no período de 2006 a 2012. Analisamos os novos documentos publicados no referido período, pois tratam da orientação e reorganização das diretrizes curriculares para as escolas organizadas em ciclos de formação. Fundamentamos este estudo nas contribuições de Ball (2006; 2011), de Vieira (2014) Castro (2009), Lopes (2008), Oliveira (2008) e Freitas (2007). As mudanças realizadas indicam um deslocamento do currículo organizado em ciclos de formação humana para a avaliação, ou seja, do processo para o produto, com foco nos resultados a serem alcançados.

Responsabilização docente e suas implicações na constituição do trabalho docente na formação continuada.

O trabalho aborda a responsabilização docente e suas implicações na constituição do trabalho docente na formação continuada de professores a partir das políticas educacionais que vem sendo introduzidas no sistema educacional. Analisa o documento orientativo para a construção dos projetos de formação continuada de professores e as atas referentes ao Projeto Sala do Professor das escolas da rede pública municipal de Sorriso - MT e objetiva problematizar e dar visibilidade as experiências de formação continuada ocorridas no espaço escolar através da ação docente. A análise aponta que a política de formação continuada que tem a escola como lócus apresenta avanços e desafios, não tem uma direção fixa, ora se apresenta como mecanismo de controle do trabalho docente, ora como possibilidade de constituição e fortalecimento do trabalho docente.