Mostrar 2 resultados

descrição arquivística
Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

A significação da competência segundo um grupo de crianças e seus professores.

Este estudo apresenta uma discussão sobre o modo como as competências das crianças são destacadas no cenário escolar levando em consideração as interações que estas estabelecem entre si e com os adultos em presença. O grupo de crianças que participou desta investigação frequenta o terceiro ano do ensino fundamental da rede municipal de Cuiabá-MT. O referencial teórico é fundamentado na Teoria históricocultural (VIGOTSKI, 1989) e na Sociologia da infância (JENKS, JAMES & PROUT, 1998). A metodologia adotada foi a etnografia e o procedimento a observação participante. Os resultados indicam que a significação da competência atribuída pelos professores está associada ao bom comportamento e domínio dos conteúdos. Nas relações entre pares a significação da competência foi associada a um número maior de habilidades além da influência das competências valorizadas pelos professores.

A narrativa Binje e as autorias de crianças hospitalizadas: um caso ilustrativo.

Esse estudo visa apreender como a criança interage com as significações da narrativa Binje (FREIRE, 2013), analisando os conteúdos das atividades lúdicas desenvolvidas por elas. Para tanto, foram realizadas sessões de contação da história e em seguida, era disponibilizado para a criança a possibilidade de escolher uma atividade para desenvolver junto com a contadora. O referencial teórico têm como base a teoria histórico-cultural de Vigotski (1996; 2009; 2010) e os estudos realizados por Bruner (2002). Foi analisado o caso de uma criança que participou de três sessões de contação. Os dados apontam que o trabalho com a narrativa como suporte para a elaboração de autorias infantis parece ser um instrumento relevante para a promoção de desenvolvimento infantil, ainda que a criança esteja na condição de hospitalização.