Showing 5 results

archival descriptions
Identidade With digital objects
Print preview Hierarchy View:

Escola e quilombo, um diálogo possível? Uma interpretação a partir da Escola Estadual Maria De Arruda Muller/Mato Grosso.

Este artigo trata da implementação de Políticas Públicas para escolas em territórios quilombolas no estado de Mato Grosso. Essas escolas possuem uma configuração singular a partir da implementação da lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial dos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena. Tenciona, ainda, prescrever o sentido desta escola específica e diferenciada e as relações estabelecidas entre os saberes locais atuais e os tradicionais. Apresento relatos a partir de entrevistas semi-abertas com gestores e professores que apontam a necessidade do debate em torno das Políticas Públicas para as Escolas Quilombolas do estado em favor do fortalecimento identitários e direitos territoriais dessas comunidades.

Relato de investigação nas escolas do campo no municipio de Piraquara‐PR.

Este trabalho problematiza a identidade dos sujeitos do campo e as práticas pedagógicas de 09 escolas do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), todas localizadas no campo na região Metropolitana de Curitiba, Piraquara‐ Paraná. Percebe‐se que as discussões acerca da educação do campo estão presentes nos movimentos sociais que lutam por uma educação mais digna e voltada à formação humana e que só será possível através do diálogo e envolvimento da própria comunidade nessa (re) construção.

A escola que nos produz a cada dia: diferença, identidade e universalidade.

O trabalho selecionado discute como a escola trabalha as noções de diferença, identidade e universalidade sob a ótica da filosofia da diferença. O autor analisa o papel da escola na produção de subjetividades enquanto local de preparação do ser humana para a vida em comunidade.

A Constituição Identitária do professor de educação básica frente à inclusão de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação.

O objetivo desta pesquisa é analisar a Formação do Docente e sua constituição identitária frente à inclusão de alunos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação.