Mostrar 6 resultados

descrição arquivística
Educação Intercultural Com objeto digital
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

Inclusão do estudante indígena na universidade: aproximação à realidade Mato-grossense.

Este estudo parte da problemática das relações conflitivas entre os saberes e fazeres biomédicos e os saberes e fazeres da saúde indígena, tendo por referência a análise da realidade apontada em pesquisas com cursos de formação de enfermeiros na Universidade Federal de Mato Grosso. A inclusão do indígena na universidade evidencia a relevância da formação em saúde para os povos indígenas do estado. A pesquisa bibliográfica exploratória realizou-se com o objetivo de levantar a relação entre a educação e a saúde indígena, e foram analisados estudos realizados a partir do programa que visa incluir indígenas no ensino superior. Os dados evidenciam a demanda de formação dos formadores na perspectiva freiriana e educação intercultural, pois visa o reconhecimento do outro, superando a relação de poder estabelecida mesmo quando se objetiva a inclusão social indígena.

Interculturalidade e a Lei 10.639/03: desafios a formação de professores.

Este texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa financiada pela capes. A pesquisa teve como objetivo mapear o desenho institucional construído para a implementação das políticas de igualdade racial no âmbito educacional, no município do Recife, analisando as representações construídas sobre alguns conceitos que permeiam o campo de discussão sobre as relações raciais ao mesmo tempo em que buscava desvelar as lutas e tensões no processo de materialização destas políticas.

Interculturalidade e educação escolar indígena: diálogos, apropriações e negociações identitárias.

A conquista do indígena brasileiro ao direito à escolarização remete à concretização de um desafio cotidiano, visto que, a concepção de escola deveria refletir o pensamento de cada etnia, os próprios processos de aprendizagem e de difusão do saber e o ensino da língua materna enquanto elemento identitário. Em outras palavras, essa reflexão poderia ser entendida como os pilares da resistência de cada povo.

A educação intercultural em prática: a literatura  marginal/periférica e o sarau dos Mesquiteiros.

O presente artigo tem como objetivo compreender as atividades culturais que envolvem a literatura marginal/periférica e o sarau como práticas de Educação Intercultural no Sarau do Mesquiteiros, realizado em uma escola estadual na periferia paulistana, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e das práticas culturais apresentadas pelos participantes do coletivo cultural Os Mesquiteiros.

Uma proposta de educação intercultural a partir da arte de Hélio Oiticica.

O texto tem por objetivo compreender de que modo podemos pensar uma educação intercultural como propositora do experimental e da participação na coletividade, a partir da arte de Hélio Oiticica considerando que já temos vivenciado a exaustão de modelos educacionais nas práticas educativas atuais.

Perspectiva para a emergência de uma educação intercultural crítica.

O artigo em questão apresenta reflexões acerca da relevância do pensamento de Paulo Freire com vistas à abertura de sendas possíveis para a instauração da interculturalidade crítica, no mundo das escolas e demais organizações sociais.