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Educação Superior Com objeto digital
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Políticas de ação afirmativa na educação superior: a produção acadêmica na região centro-oeste (1998-2013).

O presente artigo apresenta uma síntese da produção acadêmica sobre ações afirmativas, em Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste, na área da educação e áreas afins, entre os anos de 1998 a 2013, com base na análise de conteúdo dos resumos disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES.

Condições de possibilidade do discurso das políticas afirmativas na educação superior.

Este texto se refere às condições que possibilitaram a emergência do Discurso das Políticas Afirmativas na Educação Superior. Concebe-se, como condições de possibilidade a ideia de raça, da hierarquia de raças, a ruptura na forma de pensar essa diferença, antes, de uma forma mítica e religiosa e, depois, a partir de teorias racialistas modernas. Apresentam-se, aqui, os resultados parciais de pesquisa que aborda discursos que constituíram a forma de pensar e agir em termos raciais, possibilitando tanto mecanismos de exclusões como uma posterior ruptura, fazendo emergir o discurso das ações afirmativas. O interlocutor principal da pesquisa é o filósofo francês Michel Foucault.

A inclusão de pessoas com deficiência na educação superior: acesso, permanência e aprendizagem. 

O tema desse estudo é a inclusão dos estudantes com deficiência na Educação Superior, focalizando a análise de questões de acesso, permanência e aprendizagem, buscando compreender o processo de inclusão dos mesmos em instituições de Educação Superior do município de Umuarama, na região Noroeste do Paraná. Para análise, serão entrevistados estudantes matriculados, estudantes concluintes e gestores, no período de 2008 à 2013

O lado negro da educação superior: perspectivas de uma justiça racial

Eixo três. O artigo apresenta uma síntese teórica referente aos aspectos legais e históricos da Educação Superior no Brasil. Trata objetivamente da inserção do negro no cenário da educação superior brasileira e dos limites que cercam essa inserção. Os autores destacam que aspectos acentuam as desigualdades correspondentes a inserção de estudantes na educação superior. Os autores indicam considerando esse cenário, a pretensão de realizar uma pesquisa que busca compreender e discutir em que medida a Unilab promove a inclusão dos alunos negros, partindo do pressuposto que no seu próprio nome da instituição está a palavra integração e que, como vimos, procura se pautar numa educação contra-hegemonica, privilegiando o olhar do colonizado ao do colonizador.