Showing 3 results

archival descriptions
Brinquedos With digital objects
Print preview Hierarchy View:

A pedagogia cultural do brinquedo de Miriti e a constituição de identidades pelo pertenimento e pelo gênero.

A constituição da identidade por meio do pertencimento e do gênero,considerando os resultados parciais da pesquisa desenvolvida em dois ateliês de produçãodo brinquedo de miriti no município de Abaetetuba no Pará.

Orientações às mães: adaptações de brinquedos para estimulação visual de crianças com baixa visão na primeira infância.

Para Cobo, Rodriguéz e Bueno (2003) cerca de 80% dos conhecimentos adquiridos pelo ser humano são obtidos através do sentido da visão, sendo reconhecida por Cavalcante (1995) como modalidade sensorial mais importante e necessária para o desenvolvimento infantil. Entretanto¸ o déficit sensorial representa para a criança com deficiência visual uma privação no seu desenvolvimento global, sobretudo, durante os primeiros anos de vida, cujas sequelas às vezes são irreversíveis (GARCIA, 2003). Segundo Rodrigues (2007), a perda da visão não é simplesmente a perda de um sentido isolado, mas é responsável pela integração das experiências sensório-motoras com os demais sentidos na aquisição do conhecimento, por ser um sistema altamente elaborado e ocupar na organização neurosensorial e neuromotora, o lugar mais hierarquizado.

Brinquedoteca e praxis educativa: o lúdico na formação do pedagogo e na inclusão de crianças com deficiência.

A presente comunicação expressa resultados de uma pesquisa que investiga, em uma brinquedoteca pública de Belém, a práxis educativaempreendida pelosbrinquedistas no processo da atividade lúdica, vivenciado com crianças de 8 a 10 anos. Objetivou-se também na atuação dos brinquedistasexaminarse o propósito das atividades lúdicas empreendidas relaciona-se à sua práxis didático-pedagógica e corresponde à inclusão educacional das crianças com deficiência, como expressado no projeto da brinquedoteca.