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Rio de Janeiro (RJ)
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Termo aditivo ao convênio celebrado entre o ministério da educação e cultura e a conferencia nacional dos bispos do Brasil

O texto relata a assinatura do termo aditivo entre Ministério da Educação e Conferência Nacional dos Bispos, administradora do Movimento de educação de Base (MEB) no dia 21/03/1961, para convênio de utilização de recursos constantes do orçamento geral da União para o corrente ano no valor de Cr$ Cr$ 581.190.000,00, nos termos do decreto nº 50.370, de 21 de março de 1961, do subanexo quatro, doze (4.12) — Ministério da Educação e Cultura.

Relatório do Ministério da Educação e Cultura por intermédio do INEP ao Bureau Internacional de Educação

O texto relata a ação do Governo Federal na reforma administrativa da educação no Estado de Goiás com a assistência técnica do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, encaminhando à Assembleia Legislativa Estadual o anteprojeto de lei orgânica da educação, visando a descentralização administrativa.

Relatório das atividades do INEP e dos Centros de Pesquisas Educacionais em 1958

O texto traz o relato das atividades e do andamento das obras programadas pelo INEP, Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais, em acordo com cinco Estados da Federação, apontando dados para o Estado de Goiás, no município de Catalão, tendo como um dos objetivos educacionais básicos da Campanha do programa de alfabetização de adultos.

Preparação de pessoal docente para escolas primárias rurais

Este artigo apresenta a questão da diferenciação regional como ponto impeditivo para a capacitação profissional e, organização escolar, com a consequente desproporção de oportunidades educacionais, tendo como evidência a taxa geral de analfabetismo regional com referência para o ano de 1940, com dados para a região Centro Oeste. Referências para a diminuição da taxa de analfabetismo tendo como fator a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, iniciada em janeiro de 1947.

Plano de distribuição de recursos federais para o ensino primário e normal dos Estados

A documentação refere-se ao plano de distribuição de recursos federais para o ensino primário e normal dos Estados, com dados estatísticos e demonstrativos do valor total do auxílio federal aos Estados para distribuição de recursos nacionais e destinados para Goiás, para programas de alfabetização incluindo a Campanha de Alfabetização de Adultos a cargo do Departamento Nacional de Educação.

O INEP e os Órgãos Executores de Planos Especiais: Realizações em 1956 e Novos Planos de Trabalho

O texto traz o relato de novos projetos do I.N.E.P.: cita o Anteprojeto de organização do ensino do Estado de Goiás, por solicitação do Governo de Goiás, com a colaboração de técnicos goianos, sob a coordenação do professor João Roberto Moreira.

Missão da UNESCO no Brasil

O texto relata os programas de cooperação conjunta UNICEF-UNESCO, sobre o ensino primário na América Latina, com ajuda material e intelectual em diferentes Estados do Brasil: São Paulo, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraíba. Esses projetos visam assegurar o aperfeiçoamento nos Centros de Treinamento de Supervisores e Magistérios.

Informação do país

O texto apresenta informações das atividades educacionais do país, subsidiadas pelo INEP, com dados sobre assistência técnica financeira, ofertada aos estados e municípios para ampliação das redes escolares e aperfeiçoamento de professores, de realização de estudos, pesquisas, levantamentos e documentação. Para Goiás são apresentados dados da situação de construção de prédios, e utilização de recursos para o ensino médio por meio do Programa de Auxílio Supletivo do Governo Federal por intermédio do MEC/INEP em 1954. O programa de auxílio supletivo do Governo Federal, destinado a obras de estabelecimentos de ensino médio, determinou recursos para 09 estabelecimentos, no valor de Cr$ 1.631.500,00 para o Estado de Goiás.

Informação do país

O texto descreve a criação do Serviço Nacional da Indústria (SENAI) em 1942, e do Serviço Social da Indústria (SESI) em 1946, tendo à frente Roberto Simonsen e Morvan Dias de Figueiredo, representantes do grupo industrial, solicitando ao presidente da república Getúlio Vargas, a criação de instituições especializadas no ensino industrial, sendo 15.758 cursos para adultos. As duas instituições tiveram enorme abrangência nos estados que constituem a 6ª regional: São Paulo, Mato Grosso, Goiás e o Território do Guaporé.
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