Mostrar 23 resultados

descrição arquivística
Rio de Janeiro (RJ) Com objeto digital
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

Plano de distribuição de recursos federais para o ensino primário e normal dos Estados

A documentação refere-se ao plano de distribuição de recursos federais para o ensino primário e normal dos Estados, com dados estatísticos e demonstrativos do valor total do auxílio federal aos Estados para distribuição de recursos nacionais e destinados para Goiás, para programas de alfabetização incluindo a Campanha de Alfabetização de Adultos a cargo do Departamento Nacional de Educação.

A educação brasileira no ano de 1954

O texto apresenta a sinopse estatística do ensino médio para o ano de 1954, referente a 2.232 municípios brasileiros, com existência de 3.307 estabelecimentos, com dados de cursos comerciais básicos, cursos básicos e técnicos de comércio, técnicos, dentre outros, destacando o Estado de Goiás nos extremos da categoria com cursos de ensino médio.

Através de revistas e jornais: o ensino industrial

O recorte O ensino industrial de Francisco Montojos, Descreve os propósitos do ensino industrial, como forma de preparação profissional e de formação humana, com objetivo de formação profissional apta ao oficio e atividades industriais; dar aos trabalhadores jovens e adultos da indústria, não diplomado-habilitados qualificação profissional para a eficiência e produtividade; aperfeiçoamento e qualificação profissional; divulgar conhecimentos de técnicas atuais, visando o atendimento dos interesses da nação. Apresenta dados de levantamentos da mão de obra em diferentes regiões, incluindo Goiás.

II Congresso Nacional de Educação de Adultos

O texto relata o II Congresso Nacional de Educação de Adultos, enfatizando a educação de adultos como imperativo para mudança social no país, destacando as condições desiguais das regiões, que acaba por determinar a baixa renda em alguns Estados, com dados de renda per capita para Goiás.

As Metas da Educação para o Desenvolvimento

O texto traz o relato do ministro da Educação e Cultura Clóvis Salgado, sobre as metas a serem atingidas para a erradicação do analfabetismo, citando a cruzada nacional de analfabetismo instalada em 5 municípios brasileiros, dentre eles Catalão/GO.

Informação do País

O capítulo apresenta o relato do anteprojeto da Lei Orgânica pela comissão incumbida de propor a reforma do ensino normal do Estado de Goiás ao governador do Estado de Goiás, José Feliciano Ferreira, tendo como incumbência estudar a reforma do ensino normal, propondo a formação de professores, aperfeiçoamento e especialização, podendo os Colégios Normais ministrar cursos intensivos de especialização em educação pré-primária e ensino primário supletivo.

Preparação de pessoal docente para escolas primárias rurais

Este artigo apresenta a questão da diferenciação regional como ponto impeditivo para a capacitação profissional e, organização escolar, com a consequente desproporção de oportunidades educacionais, tendo como evidência a taxa geral de analfabetismo regional com referência para o ano de 1940, com dados para a região Centro Oeste. Referências para a diminuição da taxa de analfabetismo tendo como fator a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, iniciada em janeiro de 1947.

Informação do país

O texto descreve a criação do Serviço Nacional da Indústria (SENAI) em 1942, e do Serviço Social da Indústria (SESI) em 1946, tendo à frente Roberto Simonsen e Morvan Dias de Figueiredo, representantes do grupo industrial, solicitando ao presidente da república Getúlio Vargas, a criação de instituições especializadas no ensino industrial, sendo 15.758 cursos para adultos. As duas instituições tiveram enorme abrangência nos estados que constituem a 6ª regional: São Paulo, Mato Grosso, Goiás e o Território do Guaporé.

A escola elementar brasileira e o seu magistério

O texto traz a caracterização da escola elementar brasileira (finalidades e funcionamento), em suas duas categorias de ensino: primário fundamental (crianças de 07 a 12 anos de idade) e o primário supletivo destinado adolescentes e adultos. Dados referentes às condições de formação no magistério primário para a Região Centro Oeste e demais regiões do Brasil.

Educação rural e educação de base

O texto apresenta a análise das questões regionais e os fatores econômico-sociais da educação rural, fazendo referências para Região Centro Oeste, Goiás-Goiânia e o VIII Congresso Brasileiro de Educação, debatendo a falta de integração ao restante do país, destacando um dos aspectos da educação rural: os adultos analfabetos e sua readaptação a vida em comunidade.
Resultados 1 a 10 de 23