O texto apresenta dados dos índices de escolaridade urbana e rural apurados pelo censo escolar, apurando uma dualidade para as áreas urbanas e outro para as áreas rurais, cujas diferenças são quantitativas e qualitativas, com dados para o Estado de Goiás.
O texto relata os programas de cooperação conjunta UNICEF-UNESCO, sobre o ensino primário na América Latina, com ajuda material e intelectual em diferentes Estados do Brasil: São Paulo, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraíba. Esses projetos visam assegurar o aperfeiçoamento nos Centros de Treinamento de Supervisores e Magistérios.
O decreto dispõe sobre o programa de educação de base e adota medidas necessárias à sua execução através de Escolas Radiofônicas nas áreas subdesenvolvidas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e em outras áreas em desenvolvimento do País a ser empreendido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O texto relata a assinatura do termo aditivo entre Ministério da Educação e Conferência Nacional dos Bispos, administradora do Movimento de educação de Base (MEB) no dia 21/03/1961, para convênio de utilização de recursos constantes do orçamento geral da União para o corrente ano no valor de Cr$ Cr$ 581.190.000,00, nos termos do decreto nº 50.370, de 21 de março de 1961, do subanexo quatro, doze (4.12) — Ministério da Educação e Cultura.
O texto apresenta o lançamento do Plano de Emergência da Educação em 01/10/1962, visando medidas de combate ao analfabetismo, com a presença de secretários de educação, convidados pelo Ministro Darci Ribeiro em solenidade realizada no Palácio do Planalto, com a dotação de recursos para o ensino médio e primário, distribuído entre os estados.
O capítulo apresenta o relato do anteprojeto da Lei Orgânica pela comissão incumbida de propor a reforma do ensino normal do Estado de Goiás ao governador do Estado de Goiás, José Feliciano Ferreira, tendo como incumbência estudar a reforma do ensino normal, propondo a formação de professores, aperfeiçoamento e especialização, podendo os Colégios Normais ministrar cursos intensivos de especialização em educação pré-primária e ensino primário supletivo.
O texto traz a apresentação do Anteprojeto da Lei Orgânica pelo governador do Estado, com a incumbência de estudar a reforma do ensino normal, propondo a formação de professores, aperfeiçoamento e especialização, podendo os Colégios Normais ministrar cursos intensivos de especialização em educação pré-primária e ensino primário supletivo.
O texto traz o relato das atividades e do andamento das obras programadas pelo INEP, Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais, em acordo com cinco Estados da Federação, apontando dados para o Estado de Goiás, no município de Catalão, tendo como um dos objetivos educacionais básicos da Campanha do programa de alfabetização de adultos.
O texto traz o relato do ministro da Educação e Cultura Clóvis Salgado, sobre as metas a serem atingidas para a erradicação do analfabetismo, citando a cruzada nacional de analfabetismo instalada em 5 municípios brasileiros, dentre eles Catalão/GO.