Nesta pesquisa objetivamos investigar os conhecimentos profissionais e as práticas escolares de professores do 2º e 3º anos do 1º ciclo do ensino fundamental acerca do Sistema de Numeração Decimal. Participaram da pesquisa duas professoras do 2º ano e uma do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Neste texto, apresentamos a análise dos dados referentes aos conhecimentos profissionais manifestados a partir de entrevista realizada com as professoras, considerando três categorias de análise referenciadas no modelo teórico desenvolvido por Shulman (1986, 1987) sobre a base de conhecimentos para o ensino, quais sejam: conhecimento do conteúdo específico, conhecimento curricular e conhecimento pedagógico do conteúdo. Os resultados preliminares indicam a existência de prováveis lacunas nos conhecimentos específicos e curriculares das professoras sobre o Sistema de Numeração Decimal.
Este artigo relata considerações advindas de investigação bibliográfica e objetiva refletir sobre o habitus professoral na constituição da prática pedagógica dos professores. Esta reflexão possibilita compreender como a trajetória de vida dos professores influencia na constituição do ser professor. São analisados dois conceitos: habitus, segundo a teoria sociológica de Bourdieu; e habitus professoral, apreendido particularmente, em Perrenoud. O resultado deste estudo mostra que a constituição do professor não está delimitada à sua formação e fornece elementos para compreender como o habitus professoral está presente em suas práticas pedagógicas. Foram realizadas entrevistas com professores que afirmaram terem sido influenciados por outros mestres na escolha da profissão, na maneira de agir em sala e que, utilizam ainda hoje, dessas influências, para fazerem-se professores.
Este texto apresenta um recorte de pesquisa de mestrado desenvolvida no PPGEdu/UFMT que investiga um projeto que nasce do clamor da escola por melhor formação. O objetivo é socializar as percepções do gestor e professores nessa trajetória sobre os efeitos da formação em suas práticas e nos resultados da avaliação da escola. As questões indagadoras foram: Que análise o professor faz de sua prática antes de o projeto de formação continuada na escola iniciar? Como o professor descreve este movimento de formação, no sentido do desenvolvimento profissional e a reconstituição da identidade docente? A abordagem qualitativa permeou os trabalhos, sendo os instrumentos adotados as entrevistas e ciclos de discussão. Os resultados da pesquisa revelaram que a formação é considerada pelos professores como alicerce na melhoria da sua prática, bem como no desenvolvimento da identidade profissional.
Este artigo foi elaborado em torno de estudos sobre a importância do envolvimento do gestor na educação para o trânsito. Tal estudo de natureza bibliográfica e documental se caracteriza por uma abordagem qualitativa e quantitativa
Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa na qual o objetivo foi perscrutar as práticas escolares, culturais e sociais empreendidas pela Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora, no período de 1946 a 1961, que contribuíram para criar disposições de classe e de gênero nas estudantes.
O presente texto apresenta resultados da pesquisa intitulada: “Docência Universitária: o professor de Direito formado em Direito”, que teve como objetivo compreender a prática pedagógica dos professores universitários, formados em Direito e que atuavam no referido curso. Para tanto, realizou-se uma investigação com 44 docentes de três instituições de ensino superior. Os resultados revelaram que a prática do professor universitário do curso de Direito ainda é bastante conservadora, priorizando a transmissão de conteúdos. E, a formação do aluno é voltada para a atuação profissional. Os dados apontaram que a ausência da formação pedagógica interfere direta e negativamente na atuação desse profissional como professor universitário.
): Este documento é parte de um conjunto de trabalhos apresentados nas reuniões regionais da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd). A seleção contempla os temas de trabalho da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) a fim de alcançar os objetivos propostos pelo projeto Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. A seleção dos trabalhos visa identificar o que foi produzido no âmbito das temáticas na Região Centro Oeste a fim de divulgar as pesquisas em andamento
Este estudo é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia e busca compreender como são organizadas as práticas curriculares nas instituições de Educação Infantil da rede municipal de Ituiutaba-MG
Esta pesquisa surgiu do desejo em continuar refletindo sobre o tema: inclusão de alunos com deficiência, já estudado durante o Curso de Mestrado e, agora, adentrando no espaço escolar, tendo como foco central as práticas pedagógicas. A experiência profissional, também, instigou a pesquisadora a analisar as vivências entre os atores escolares e a prática pedagógica de inclusão dos alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino.