O texto relata a criação da primeira escola radiofônica da América Latina, na Colômbia em 1947, por iniciativa do padre Joaquim Salcedo. A Igreja Católica adere a teleducação através do Movimento de Educação Básica (MEB) em 1961, realizadas principalmente nas Regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste, com a proposta de alfabetização.
O decreto dispõe sobre o programa de educação de base e adota medidas necessárias à sua execução através de Escolas Radiofônicas nas áreas subdesenvolvidas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e em outras áreas em desenvolvimento do País a ser empreendido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Trata-se do documento confeccionado para o Encontro Latinoamericano sobre o planejamento da Educação destinada aos grupos populares. O documento se encontra em Espanhol.
Trata-se de uma carta enviada à professora Alda Borges Cunha pela Associação brasileira de tecnologia educacional-ABT, citando a leitura do trabalho “Aspectos metodológicos del uso de la radio em la educación de adultos”.
O documento apresenta uma análise da situação atual dos sistemas radiofônicos; estudos para a reestruturação do MEB; e a elaboração de um planejamento dentro das possibilidades reais constatadas no Encontro.
A apostila apresenta algumas experiências vividas pelo grupo de Caravana, pela equipe do MEB/Maranhão, trabalhos realizados pela equipe do MEB/ Goiás em Animação Popular na forma de Encontros com as comunidades.