Mostrando 15 resultados

archival descriptions
História da Educação
Visualizar impressão Hierarchy Visualizar:

3 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

A participação das professoras primárias na construção da cultura escolar no oeste paulista: a implantação dos grupos escolares na região de Presidente Prudente/SP (1925-1960).

O texto apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado pretende apresentar e analisar as contribuições do gênero feminino, especialmente das professoras primárias, na construção da educação escolarizada no período de implantação e edificação dos primeiros grupos escolares da região de Presidente Prudente-SP.

A visibilidade da população das pessoas com deficiência no jornal impresso: 1997 a 2000.

O texto apresenta uma síntese de uma pesquisa desenvolvida pelo “Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial” com foco na produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas à questão da inclusão escolar do público alvo da Educação Especial na realidade brasileira.

A construção da prática docente: pensamentos sobre a história e a filosofia da educação.

Este artigo propõe pensar sobre a construção da prática docente por meio da leitura das obras de pensadores presentes na história da educação. Pretende-se identificar como as ideias de tais autores influenciaram a construção histórica da figura do professor, e a relevância destes conhecimentos para a compreensão da sociedade e realização da prática docente no mundo atual.

Escolas reunidas: a criação e expansão em Mato Grosso (1927-1940).

O presente trabalho analisa, por meio de fontes documentais como relatórios de presidentes do estado, inspetores de ensino e diretores da instrução pública, disponíveis nos principais acervos e arquivos de Mato Grosso, como o Arquivo Público de Mato Grosso (APMT); o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) e o Arquivo da Casa Barão de Melgaço (ACBM).

A transferência da escola de aprendizes artífices da cidade de goiás para a nova capital: contribuições para a construção da memória do IFG.

Neste texto, apresenta-se uma pesquisa que objetivou analisar as mudanças ocorridas no processo de transferência da Escola de Aprendizes Artífices (EAA) da Cidade de Goiás para a nova capital e sua transformação na Escola Técnica de Goiânia (ETG), no contexto das políticas educacionais empreendidas no Período Vargas.

Educação física e educação: uma leitura sobre suas relações históricas e filosóficas.

Neste estudo buscou-se estabelecer relação entre as perspectivas em Educação e Educação Física. Para tanto, respeitando uma linearidade cronológica, alguns autores importantes à história e filosofia da Educação foram pesquisados e apontados neste trabalho.
Exibindo 1-10 de 15 resultados