Essa obra faz parte da monografia do autor, formado em Comunicação pela UFRJ, em 1997. O autor apresenta alguns questionamentos sobre a atuação de alguns movimentos entre eles qual foi a “Contribuição do MEB? Por que o Projeto Minerva não teve continuidade? O que foi o Sistema de Rádio Educativo Nacional?” a resposta a estas questões são apresentadas no decorrer da leitura.
O autor traça um abrangente panorama do rádio educativo no Brasil. Considerando que o Brasil apresenta proporções continentais com grande desigualdade social, onde apenas uma pequena parcela da população tem acesso às condições mínimas de educação, os meios de comunicação tiveram uma grande participação nos projetos voltados para educação popular. O livro faz uma analise da educação pelo rádio no Brasil, mostrando os principais projetos realizados e seus resultados.
O documento trata dos dados estatísticos da UNESCO sobre o Brasil, quanto ao índice de analfabetismo e do subdesenvolvimento do país na década de 60. Ao final discorre também sobre o papel das Escolas Radiofônicas, no sentido de elevar a educação brasileira.
Relatório complementar da reunião da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil relativo a fundação da Representação Nacional de Emissoras Católicas RENEC. Apresenta relação de emissoras de vários estados do Brasil.
Esse documento apresenta tópicos relacionados ao I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular, menciona como foi à organização do encontro, os representantes, e as conclusões sobre o mesmo. Abrange informações sobre o I congresso Latino Americano de Escolas Radiofônicas, voz do Brasil, noticias do nacional(agenda), a visão nacional das equipes por estados e número de escolas.