Carta-relatório da análise sintética e histórica de alguns acontecimentos sobre o sindicalismo rural por Luiz Eduardo Wanderley e que foi lido na reunião do Conselho Diretor Nacional do Movimento de Educação de Base, realizada em agosto de 1964.
Trata-se de anotações do encontro de politizadores feito por um autor desconhecido. Faz uma reflexão crítica sobre o sindicalismo de vários estados, como: São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Goiás...
Projeto desenvolvido com apoio do CNPq, pela Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Estudos Avançados em Educação. Elaborado por Osmar Fávero é um relato da história do MEB, de 1961 a 1971. Listagem dos documentos do período de 1961 a 1971 em anexo.
Eixo 1: O trabalho discute a formação de professores para atuar na educação do campo, no sentido de avaliar as contribuições dos movimentos sociais no campo. O texto apresenta quem são os sujeitos dos cursos de educação no campo e os sentidos do fazer docente nesta perspectiva. O texto apresenta uma síntese acerca do debate sobre a formação de professores do campo surge no contexto das reivindicações dos movimentos sociais campesinos por políticas públicas para escolas do campo.
Trata-se de um pequeno texto que fala sobre a sindicalização rural: como teve início, legislação, objetivos, planejamento, situação atual e técnica de ação.
Trata-se de um depoimento escrito para atender a solicitação da Editora Civilização Brasileira, tratando das questões das ligas Camponesas, chamando atenção para a reforma agrária no Brasil, em vistas a atender as necessidades do campesinato, contudo, para o autor isso somente será possível se houver uma revolução social.