Mostrar 3 resultados

descrição arquivística
Ensino de Geografia
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

3 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Análise da evolução histórica da EJA: que reflexo tem a prática pedagógica de geografia?

O tema em questão parte da análise sobre a evolução histórica da Educação de Jovens e Adultos e as influências das políticas educacionais causadas nas concepções que se configuram no ensino de EJA, especialmente em Geografia, por ser uma disciplina com o ensino integrado aos fundamentos teóricos e saber geográfico elaborado em diferentes épocas e em diferentes concepções e contextos sociais, culturais, ideológicos, filosóficos, políticos e religiosos, por sua vez, marcado pelas representações de um mundo de ideias predominantes em cada momento.

Aprendizagem significativa em geografia: lendo a paisagem para compreender o mundo.

O artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre a percepção de educandos do PROEJA acerca da Geografia e avaliar a importância desta disciplina para a construção e (re)significação do conhecimento geográfico, político, econômico e social dos educandos.

Material didático de geografia para surdos em uma perspectiva bilíngue.

Eixo 7. O presente trabalho se refere ao projeto de pesquisa de Mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ), sob orientação da Prof. Dra. Celeste Azulay Kelman. À época da elaboração deste texto estamos concluindo a revisão bibliográfica e em meio aos preparativos para a parte empírica da pesquisa. Pretendemos descrever e analisar o processo de elaboração de uma proposta de material didático bilíngue de Geografia, específico para o estudante surdo. A partir de um grupo de trabalho, composto também por professores surdos, analisaremos as questões relacionadas à transposição didática dos conteúdos geográficos da língua portuguesa para a língua de sinais na elaboração deste material didático. Buscamos, assim, estratégias pedagógicas que possam facilitar a compreensão dos conteúdos de Geografia através da visualidade e as possibilidades de uso das novas tecnologias em auxílio ao processo de ensino-aprendizagem.