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Condições de trabalho do professor universitário: influências do Modelo de Organização da Produção, a partir de 1990.

Esta pesquisa desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa em Trabalho, Sociedade e Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, em nível de doutoramento, analisa as influências do modelo de organização da produção e do trabalho adotado pelo setor produtivo a partir da década de 1990. Investiga as configurações do trabalho docente no ensino superior brasileiro no setor público e privado e analisa as conexões dessas configurações com as condições mais amplas da acumulação capitalista, ou seja, a totalidade das relações capitalistas de produção. Discuti as atuais condições de trabalho do docente do ensino superior a partir desse novo processo de produção, bem como o impacto sobre questões identitárias do professor universitário e sua práxis em uma na sociedade capitalista cujo modo de produção configura o seu trabalho.

Representações sociais da adolescência por professores de escolas públicas do Distrito Federal.

Objetivou-se neste estudo examinar as representações sociais da adolescência sustentadas por 43 professores de três escolas públicas do Distrito Federal. Os dados foram analisados com ajuda do software Alceste. Os resultados apontam que as representações sociais da adolescência ainda são marcadas negativamente pela ideia de rebeldia e irresponsabilidade, além de reforçarem o binômio violência-pobreza e atribuírem culpa à instituição familiar pela ocorrência de violência praticada por adolescentes. Conclui-se que é necessário convocar aqueles que se interessam pelo psíquico, pelo relacional, pelo político e pelo social a formular proposições efetivas, levando em conta que nenhuma análise e intervenção sérias podem pretender dar conta da violência reduzindo-a a um ou outro fator causal.

Competências necessárias aos professores de escola integral.

O presente trabalho tem como escopo apresentar de forma sucinta o contexto histórico da Educação Integral no Brasil; bem como analisar as leis que amparam e legitimam a Educação Integral como um direito das crianças e dos adolescentes; ressaltando a importância do pensamento dos educadores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, que idealizaram uma formação integral/completa para crianças e adolescentes pobres e por fim destacar a relevância da formação por competências dos professores de escolas de tempo integral.