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Educação Superior
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O lado negro da educação superior: perspectivas de uma justiça racial

Eixo três. O artigo apresenta uma síntese teórica referente aos aspectos legais e históricos da Educação Superior no Brasil. Trata objetivamente da inserção do negro no cenário da educação superior brasileira e dos limites que cercam essa inserção. Os autores destacam que aspectos acentuam as desigualdades correspondentes a inserção de estudantes na educação superior. Os autores indicam considerando esse cenário, a pretensão de realizar uma pesquisa que busca compreender e discutir em que medida a Unilab promove a inclusão dos alunos negros, partindo do pressuposto que no seu próprio nome da instituição está a palavra integração e que, como vimos, procura se pautar numa educação contra-hegemonica, privilegiando o olhar do colonizado ao do colonizador.

A inclusão de pessoas com deficiência na educação superior: acesso, permanência e aprendizagem. 

O tema desse estudo é a inclusão dos estudantes com deficiência na Educação Superior, focalizando a análise de questões de acesso, permanência e aprendizagem, buscando compreender o processo de inclusão dos mesmos em instituições de Educação Superior do município de Umuarama, na região Noroeste do Paraná. Para análise, serão entrevistados estudantes matriculados, estudantes concluintes e gestores, no período de 2008 à 2013

Pensando a educação superior brasileira: concepções e estratégias do Banco Mundial e da UNESCO (1990-2000).

Neste trabalho analisaremos alguns documentos produzidos pela UNESCO e pelo Banco Mundial na década de 1990 no que concerne às políticas para a educação superior. A literatura produzida pela UNESCO durante a década de 1990 apresenta divergências e proximidades com a produzida pelo Banco Mundial no mesmo período. A primeira versão, em língua inglesa, do documento A educação superior: As lições da experiência elaborado por uma equipe de técnicos do Banco Mundial é datada de 1994 e tem como fim representar um meio para a implementação das políticas neoliberais nos diferentes países.

Formação de professores universitários.

O propósito do presente estudo é refletir sobre a formação de professores universitários. Tivemos como questionamentos: Quais contribuições oferecem os cursos de formação a professores universitários? Quais são os impactos gerados nas concepções dos docentes que participaram/participam dessas ações formativas? Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além de questionários junto aos professores universitários de uma Universidade pública da região do Triângulo Mineiro. Os dados analisados demonstram que houve mudanças na atuação profissional dos docentes, principalmente no que se refere aos seguintes aspectos: compreensão do que significa ser professor universitário, qualidade das aulas, metodologias ativas, relação professor-aluno, planejamento como importante estratégia do trabalho docente e avaliação como perspectiva formativa.

Concepção supranacional de qualidade: reflexões sobre o processo de Bolonha.

O trabalho tem como objetivo trazer reflexões presentes no campo de discussão que vem se estabelecendo a partir de estudos do tema do Processo de Bolonha em seus aspectos de qualidade educacional na educação superior. Tem-se como problema norteador a seguinte questão? Qual a concepção de qualidade implícita ao sistema de avaliação desenvolvido no Processo de Bolonha na literatura brasileira na área de educação?

Qualidade na educação superior brasileira: uma análise da temática em dissertações e teses produzidas pós- SINAES.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativa que teve como referência um conjunto de dissertações e teses produzidas sobre avaliação da educação superior no período pós- Sinaes. Foram selecionados trabalhos em três repositórios – Capes, IBICT e Domínio Público –, a partir do descritor “qualidade”

Políticas de educação superior no Brasil: a presença do idoso na universidade contemporânea.

Este trabalho visa a uma possibilidade de refletir sobre a presença do idoso na Educação Superior, assim como, a oportunidade de enxergar o idoso pelas suas histórias de vida e entender quais os fatores o impulsionam a retornar aos estudos com 60 anos ou mais, após longo tempo afastado dos bancos escolares, e como ele aprende e se relaciona com os colegas em sala de aula e consigo mesmo

Condições de possibilidade do discurso das políticas afirmativas na educação superior.

Este texto se refere às condições que possibilitaram a emergência do Discurso das Políticas Afirmativas na Educação Superior. Concebe-se, como condições de possibilidade a ideia de raça, da hierarquia de raças, a ruptura na forma de pensar essa diferença, antes, de uma forma mítica e religiosa e, depois, a partir de teorias racialistas modernas. Apresentam-se, aqui, os resultados parciais de pesquisa que aborda discursos que constituíram a forma de pensar e agir em termos raciais, possibilitando tanto mecanismos de exclusões como uma posterior ruptura, fazendo emergir o discurso das ações afirmativas. O interlocutor principal da pesquisa é o filósofo francês Michel Foucault.

A percepção dos ingressantes universitários acerca da disciplina introdutória de IES, uma proposta curricular.

O principal objetivo deste estudo foi avaliar, a partir dos estudantes, em que medida a disciplina Introdução à Educação Superior (IES), oferecida como obrigatória no novo currículo dos ingressantes na Universidade Católica de Brasília, tem alcançado os seus objetivos enquanto política institucional da Educação Superior na preparação dos estudantes para a elaboração dos trabalhos acadêmicos. Este estudo de caso foi realizado na referida universidade, no primeiro semestre de 2014. Os resultados apresentaram nível elevado de satisfação dos respondentes em relação à proposta da citada disciplina quanto à conscientização dos discentes para o processo de autoria, o que exige fidelidade à literatura consultada de modo a mudar uma realidade bastante comum no meio acadêmico, que é o cometimento do plágio.
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