Coleção Pesquisa documental na Secretaria de Educação do Estado de Goiás: Redescobrindo a história da Educação de Jovens e Adultos - EJA em Goiás
Opções de pesquisa avançada
O texto apresenta a sinopse estatística do ensino médio para o ano de 1954, referente a 2.232 municípios brasileiros, com existência de 3.307 estabelecimentos, com dados de cursos comerciais básicos, cursos básicos e técnicos de comércio, técnicos, dentre outros, destacando o Estado de Goiás nos extremos da categoria com cursos de ensino médio.
O texto apresenta informações das atividades educacionais do país, com dados sobre assistência técnica financeira, ofertada aos estados e municípios para ampliação das redes escolares e aperfeiçoamento de professores de realização de estudos, pesquisas, levantamentos e documentação. Para Goiás são apresentados dados da situação e de construção de prédios, recursos para o ensino médio por meio do Programa de auxílio supletivo do Governo Federal por intermédio do MEC-INEP em 1956.
O texto retrata a mobilização contra o analfabetismo por meio da Campanha Brasileira de Educação, apresentando dados estatísticos com resultados oferecidos pelos Centros de Iniciação Profissional, com referência para Goiás.
O texto traz a caracterização da escola elementar brasileira (finalidades e funcionamento), em suas duas categorias de ensino: primário fundamental (crianças de 07 a 12 anos de idade) e o primário supletivo destinado adolescentes e adultos. Dados referentes às condições de formação no magistério primário para a Região Centro Oeste e demais regiões do Brasil.
O texto apresenta a caracterização da expansão do ensino médio por meio do ensino regular e do ensino de jovens e adultos, investigando os efeitos da elevação do limite etário para a conclusão do curso via EJA. Aponta o caráter supletivo, estrutura precária, dificuldade de obtenção de recursos da educação de jovens e adultos. Dados relativos a distribuição das matriculas por nível de ensino e modalidade de educação e ensino, para Região Centro Oeste e demais regiões.
O texto apresenta reflexões históricas sobre os telecursos na sua relação com o trabalhador. Relata a implantação do Projeto Rondon na Região Centro Oeste do país mediante as desigualdades de oportunidades educacionais presentes no país.
O texto analisa as tendências educacionais dos últimos vinte anos, apresentando recomendações para políticas em todos os níveis educacionais, desde a universalização da pré-escola nas áreas urbanas até a adequação da oferta de educação de jovens e adultos e superior, considerada de 18 a 25 anos com dados para a Região Centro Oeste.
A pesquisa Centro Memória Viva (CMV) selecionou no acervo disponibilizado pelo INEP, os periódicos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP, tendo como critério à busca a temática da educação de jovens e adultos no Centro Oeste e Estado de Goiás. As publicações da RBEP estão divididas em sessões, sendo estas a sessão Ideias e Debates com apresentação de artigos, e a sessão Documentação apresentando inquéritos, legislações, decretos, estudos e pesquisas sobre os problemas do ensino, objetivando reconhecer, sistematizar e divulgar trabalhos realizados pelas instituições pedagógicas.
O texto traz o relato do ministro da Educação e Cultura Clóvis Salgado, sobre as metas a serem atingidas para a erradicação do analfabetismo, citando a cruzada nacional de analfabetismo instalada em 5 municípios brasileiros, dentre eles Catalão/GO.
Atas gerais de exames de licença ginasial previstos no artigo 91 do Decreto-Lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942 realizados pelo Colégio Estadual de Goiânia de 1954 a 1968 que apresentam a data de realização dos exames, banca examinadora, inspetores federais, nome dos candidatos, disciplinas e as respectivas médias gerais objtidas pelos condidatos.