O Trabalho selecionado apresenta a pesquisa que nasceu da intenção de contribuir com os debates e reflexões já existentes sobre o caráter educativo das Ligas. No início, objetivávamos analisar as práticas educativas da primeira Liga Camponesa, a Liga de Galiléia.
Eixo 1. Este trabalho propõe estudar as representações sociais sobre a escrita acadêmica de educandos no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem como objetivo geral compreender o processo de apropriação da escrita acadêmica para os educandos por meio da identificação dos percursos adotados no processo de constituição da escrita acadêmica.
A obra apresenta os desafios da educação rural e de acordo com Arroyo (1985) “Maria Teresa [...] nos ajuda a entender essas questões e descobre as raízes do fracasso da escola rural e de sua negação para o homem do campo. [...] o livro mostra caminhos para os que acreditam na construção de um projeto educativo para o trabalhador.
Eixo 1: O trabalho discute a formação de professores para atuar na educação do campo, no sentido de avaliar as contribuições dos movimentos sociais no campo. O texto apresenta quem são os sujeitos dos cursos de educação no campo e os sentidos do fazer docente nesta perspectiva. O texto apresenta uma síntese acerca do debate sobre a formação de professores do campo surge no contexto das reivindicações dos movimentos sociais campesinos por políticas públicas para escolas do campo.
Este trabalho de pesquisa nasceu a partir de levantamentos no trabalho de campo na Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba com a criação da Coordenação de Educação do campo em meados de 2010 da qual iniciou uma série de questionamentos preliminares das realidades das escolas do campo nos anos de 2011 e 2012.
Este artigo objetiva analisar a configuração da pedagogia da alternância, seus limites e potencialidades, na Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO, verificando possíveis contribuições dessa proposta educativa para processos de transformação da realidade. A metodologia de pesquisa é de caráter participante e os instrumentos de coleta dos dados utilizados foram a observação participante, a análise documental e a entrevista semiestruturada com os pais, educadores, estudantes e funcionários/monitores.
O artigo apresenta o contexto de origem, evolução e consolidação no âmbito mundial de uma modalidade de educação do campo denominada Pedagogia da Alternância (PA), seus instrumentos pedagógicos e sua contribuição para a formação da juventude rural.
Nesse artigo, decorrente do Programa de Estudos Novas Faces da Pedagogia da Alternância na Educação do Campo, nosso propósito é caracterizar o Programa Projovem Campo em Minas Gerais e analisar as representações sociais sobre a Alternância construídas pelos (as) educadores (as) – coordenadoras e professores (as) do Programa.
Este artigo foi produzido tendo por base o recorte de uma pesquisa realizada em dois municípios do Estado do Pará. Neste artigo o estudo apresentado é de apenas um município, considerando que a rede municipal tem turmas de educação infantil no campo.
Este trabalho é produto de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós‐graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG em nível de mestrado. Contextualiza o projeto Consórcio Social da Juventude Rural – Sementes na Terra, coordenado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul