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Alfabetização
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A prática de leitura e escrita desenvolvida na sala de recurso multifuncional para alunos com deficiência intelectual.

O presente texto discute o processo de alfabetização desenvolvido, na sala de recurso multifuncional (SRM) e na sala de ensino regular com os alunos de seis anos com deficiência intelectual (DI), focando a análise das concepções e práticas dos processos de leitura e escrita num estudo de caso numa escola pública de Vitória.

Alfabetização e letramento: as concepções dos acadêmicos de licenciatura da UFMS/campus do pantanal.

Pretendemos discutir neste texto as concepções de alfabetização e letramento apresentadas por acadêmicos de licenciaturas da UFMS/CPAN. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, cujos dados coletados através de questionário aberto nos apontaram o entendimento dos futuros professores sobre temática apresentada. Nessa direção, nos apoiamos em referenciais que nos demonstraram que ler e escrever são atos complexos, que extrapolam os níveis da (de)codificação e passa por níveis de compreensão e interpretação, sendo que seu desenvolvimento pleno envolve domínios: linguístico, cognitivo, social e afetivo. Obtivemos como resultados as concepções trazidas por nossos sujeitos objetos de investigação que a alfabetização significa ler e escrever e que os mesmos não conheciam o termo letramento.

Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: concepções de professoras.

O presente trabalho se insere na chamada modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme a LDB nº 9394/96 (Título V; capítulo II; Seção V; Art.37). Apresentamos os resultados finais de uma pesquisa, que tem como objetivo investigar as concepções de professoras sobre a alfabetização/letramento na educação de jovens e adultos.

Alfabetização: temáticas abordados em teses, dissertações e periódicos (1944-2009).

O objetivo desta pesquisa consiste em analisar os temas abordados nas pesquisas sobre alfabetização no Brasil no período de 1944 a 2009, em dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos de cinco periódicos: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944- 2009), Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas (1971-2009), Revista Brasileira de Educação (Anped), Revista de Educação da USP (1975-2009) e Revista Educação e Sociedade (CEDES, 1978-2009). A análise foi realizada por meio dos resumos e apresentada por décadas. O estudo mostra uma pulverização dos campos temáticos que precisam passar por uma avaliação, a fim de identificar aquelas que realmente contribuem para o avanço do conhecimento na área.

Alfabetizar ou não na educação infantil? Possibilidades e críticas acerca desse ensino nessa etapa da educação básica.

A alfabetização vem sendo trabalhada no Ensino Fundamental preferencialmente nos três primeiros anos desta etapa da Educação Básica, entretanto há debates sobre o momento em que deve ser iniciado este ensino. O objetivo da pesquisa foi investigar as concepções das correntes em relação ao processo de alfabetização na Educação Infantil. Nossa pesquisa bibliográfica teve como corpo de análise os trabalhos publicados nos anais das reuniões anuais da ANPED e outras fontes de pesquisa. Foi possível concluir que enquanto uma corrente valoriza as outras linguagens infantis e uma alfabetização na linguagem da criança, a outra considera que antes mesmo de entrar na escola as crianças estão em contato com a língua escrita e que é no espaço escolar que sistematiza esse conhecimento.

Anexo 7 - Relatório de Animação Popular.

Relatório de animação popular, tratando da experiência de trabalho nos municípios onde funcionavam as escolas radiofônicas, tendo como objetivo a complementação do trabalho radiofônico, o contato direto com as comunidades, revisão e planejamento conjunto e motivação e abertura às comunidades.

Artigos da reunião da região Centro-Oeste.

Seleção de trabalhos apresentados na reunião regional Centro-Oeste da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd) sobre temas de trabalho da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) a fim de alcançar os objetivos propostos pelo projeto Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. A seleção dos trabalhos visa identificar o que foi produzido no âmbito das temáticas na na reunião a fim de divulgar as pesquisas em andamento.
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