O Trabalho selecionado apresenta A educação popular até os anos 40 era concebida numa perspectiva extensionista da educação formal para todos, especialmente para parcelas da população localizadas nas periferias das cidades e/ou para a população da zona rural.
Esta pesquisa tem como vertente o cinema enquanto mecanismo de Educação Popular. Para tanto, o objetivo consiste em identificar a categoria freireana diálogo, que permeiam essa obra.
Eixo 4. Esta pesquisa tem o objetivo de compreender em que medida os princípios oriundos da Educação Popular estão presentes nas práticas dessa natureza desenvolvidas na atualidade. Verificar quais eram as propostas artísticas desenvolvidas a partir da década de sessenta pelos diversos Movimentos Socais e quais as suas contribuições para a educação no país. Pretende refletir acerca da relevância de possibilitar o envolvimento dos alunos jovens e adultos em atividades artísticas de diversas naturezas e refletir acerca da formação do educador de jovens e adultos, verificando em que medida estes educadores são apresentados à Educação Popular. Portanto, pretende-se analisar as possibilidades de diálogos na Educação de Jovens e Adultos, a partir das relações existentes entre professoraluno e das intervenções dos próprios sujeitos em seu processo de ensino-aprendizagem.
O texto que ora está sendo lido é fruto de reflexões teóricas que continuam sendo feitas a fim de culminarem na Dissertação de Mestrado em Educação cujo tema é a formação continuada2 dirigida a educadores e educadoras atuantes na EJA – educação de jovens e adultos – em um ambiente freireano.
Discutir a adolescência requer uma sensibilidade interdisciplinar, pois se deve observar a mesma não apenas como uma fase da vida biológica, mas também como um fenômeno social onde se permeia um amplo contexto histórico e cultural que tem origem nas relações sociais. Conceitualmente a adolescência pode ser definidae interpretada a partir de diversas concepções, uma vez que trata de uma etapa ou fase da vida humana marcada pelo crescimento e desenvolvimento físico, além de grandes transformações biopsicossociais.
A Educação do campo constitui-se num paradigma de educação que comporta uma teoria e uma pedagogia embasada em princípios filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos que se ancoram, na Educação Popular inspirada em Paulo Freire, nos pensadores da educação socialista ena chamada pedagogia do movimento.
Este trabalho tem por objetivo compreender o processo de criação do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso, a partir da análise de sua implementação durante a década de 1990. A década de 90 foi escolhida como recorte temporal pelo fato de ter sido o período em que havia necessidade de reunir as lideranças de EJA para pensar encaminhamentos a serem levados para V CONFITEA
Pretende-se neste texto analisar a proposta de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos do Projeto AJA - Expansão, buscando reconstruir a memória dos processos formativos vivenciados pelos sujeitos que participaram da experiência do Projeto AJA-Expansão na Rede Municipal de Educação de Goiânia (2001-2004). Nesta perspectiva considera-se necessário analisar os referenciais que subsidiaram as práticas de alfabetização e a sua articulação com os fundamentos da alfabetização no campo da Educação Popular.
No percorrer do processo da aprendizagem humana ao longo da vida, a ciência contemporânea nos mostra que o ser humano não é alguém que se apresenta alienante do processo social, ao contrário, ele se mostra ativo dentro do processo de construção de sua própria aprendizagem (HANNOUN, 1998). “Todo ato de conhecer produz um mundo.Todo fazer é conhecer e todo conhecer é fazer.”
Este trabalho tem como objetivo apresentar e socializar os resultados parciais das atividades desenvolvidas entre os meses de agosto de 2011 e maio de 2012, referentes ao plano de trabalho “Balanço das dissertações e teses paraibanas nas áreas de Serviço Social e Educação (1980-2010)”, inserido no projeto de pesquisa intitulado: “O Estado da Arte Sobre Educação Popular na Pós-Graduação Paraibana: Serviço Social e Educação (1980- 2010)”.