O Trabalho selecionado apresenta a síntese de uma pesquisa que ressalta as pesquisas na área da Educação de Jovens e Adultos – EJA vem crescendo ao longo da última década, contribuindo para a elaboração de ações que visem o resgate da cidadania e a inclusão social de uma população que não pode usufruir do seu direito à educação em idade dita regular.
O Trabalho selecionado apresenta uma discussão contemporânea que envolve as relações da Educação com o Mundo do Trabalho numa perspectiva complexa que é a Educação de Jovens e Adultos de forma que os agentes da ação educativa, em especial os educandos, ganham expressividade no sentido de dialogar/avaliar as concepções de Educação, enquanto processo no qual está inserido.
Este artigo tem como objetivo analisar recortes de elementos do processo de implementação3 do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE4), expressos por meio de fotografias, destacando o não dito nas imagens. Tomou-se o período de 2011 a 2014 como recorte temporal, pois das turmas que ingressam inicialmente em 2006 não se teve acesso ao registro fotográfico.
O artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre a percepção de educandos do PROEJA acerca da Geografia e avaliar a importância desta disciplina para a construção e (re)significação do conhecimento geográfico, político, econômico e social dos educandos.
Muitas são as dificuldades enfrentadas pelos jovens brasileiros, no que tange ao baixo índice de escolarização, falta de qualificação profissional e carência de políticas públicas voltadas para essa problemática. Nesse contexto, através de ações e debates no âmbito do Governo Federal, ao reconhecer os jovens como sujeitos de direito, surgiu o Projovem, política pública voltada especificamente para a juventude de classe baixa e em situação de risco.
O artigo tem como objetivo demonstrar através da utilização de metodologias combinadas a possibilidade de analisar características do exercício da docência na Educação Profissional de Jovens e Adultos no PROEJA. Para a coleta de dados foram utilizados os grupos de discussão, valendo‐se dos estudos autobiográficos e entrevistas narrativas.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vivencia intensas mudanças nos últimos tempos, não somente em relação às práticas desenvolvidas na escola, e na pretensão de se buscar respostas aos anseios manifestados pela sociedade, quanto aos aspectos de sua identidade, seu território, seus sujeitos e conceitos que, orientados por essas práticas, reorganizam, ampliam e produzem novos sentidos.
O presente texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como propósito investigar quem são os jovens alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), no Instituto Federal Goiano (IFGoiano), campus de Urutaí. Objetiva refletir acerca das concepções dos jovens sobre a educação escolar profissionalizante e o mundo do trabalho após participarem de um programa educacional que objetiva a leitura ampliada de mundo por meio da integração curricular entre formação geral e formação especifica de nível médio para o público da EJA em uma instituição federal reconhecido por eles como escola diferenciada e de excelência no ensino oferecido aos seus alunos.
O trabalho traz uma reflexão acerca dos cursos técnicos de nível médio integrados ao ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
Este trabalho expõe resultados da pesquisa realizada sobre PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), nos municípios deAçailândia e Buriticupu.