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Políticas Públicas em Educação
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Avaliação e as políticas da educação no campo.

A partir dos anos de 1990, as propostas de inclusão têm se intensificado. Nesse sentido, as políticas e projetos com vistas à Educação para Todostêm ganhado destaque no cenário mundial. Este mesmo período data o início do Movimento de Articulação por uma Educação do Campo no Brasil principiada pelos movimentos sociais e por entidades de organizações sociais (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2004).

A inserção de critérios privados na política educacional de gestão do sistema de ensino no estado de mato grosso do sul (2007-2013).

O trabalho analisa como se configura a inserção de critérios privados no âmbito das políticas educacionais de gestão materializadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) no período de 2007 a 2013.

Educação, juventude e políticas educacionais para os jovens do campo brasileiro: uma tríade, múltiplos olhares.

No presente trabalho, partimos do pressuposto que Educação implica reconhecer que se trata de um processo de tomada de consciência de si, do outro e do mundo, numa busca realizada por um sujeito que é o próprio homem. O homem deve ser o sujeito de sua própria educação, e enquanto sujeito de sua própria educação, constantemente se transforma, transforma e é transformado por quem está ao seu redor e, nesta relação também transforma o mundo, baseado em uma ética da solidariedade humana.

Projeto e-Jovem: justiça e injustiça social, igualdade e desigualdade em sala de aula.

Neste artigo apresentamos um estudo sobre o projeto e-Jovem, que é um programa de formação em informática do Governo do Estado do Ceará em parceria com o IFCE. Neste texto procuramos compreender as relações entre injustiças sociais e direitos humanos como diretrizes de uma roposta pedagógica fundamentada numa política pública de qualificação profissional.

Política de inclusão escolar e censo educacional nos anos 2000: sua expressão em uma rede municipal de  ensino de Santa Catarina.

Este artigo tem o objetivo de discutir a relação entre a política de inclusão escolar, indicadores e dados do Censo e sua expressão na rede municipal de ensino Balneário Camboriú. Está organizado a partir de dois enfoques. Inicialmente é analisado o Censo no contexto nacional, a partir dos anos 2000, destacando as alterações dos itens de coleta em relação à Educação Especial e seu público‐alvo neste período.

Da luta às políticas de educação no campo: caracterização da educação e da escola do campo.

A Educação do campo constitui-se num paradigma de educação que comporta uma teoria e uma pedagogia embasada em princípios filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos que se ancoram, na Educação Popular inspirada em Paulo Freire, nos pensadores da educação socialista ena chamada pedagogia do movimento.

A emergência do termo "Sistema Educacional Inclusivo" e suas implicações na política educacional brasileira.

No atual estágio de desenvolvimento da sociedade capitalista faz‐se necessário refletir acerca das significações do termo “sistema educacional inclusivo”, bem como sobre as implicações políticas de seu uso em meio às contradições sociais uma vez que a política educacional brasileira vem assumindo uma face “inclusiva”, mediada por princípios disseminados em âmbito internacional e pela luta interna em busca de acesso aos direitos sociais

Ensino médio noturno políticas e currículo.

As políticas educacionais foram marcantes na história da educação brasileira, não só pela implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, mas, também, pelas reformas e políticas dela decorrentes, com destaque para o Ensino Médio que passou ser etapa final da Educação Básica.

Levantamento do estado da arte do Programa de Incentivo à Leitura no Brasil (PROLER) 1992-2012: primeiras aproximações.

O PROLER é um Programa de Incentivo a Leitura instituído no Brasil em 1992 pelo Ministério da Cultura e objetiva incentivar a leitura e suas variantes como suas variantes: o teatro, a musica, o fantoche, a dança, o cinema. Coincide com a onda neoliberal e com a mundialização do capital. A modernidade chega ao Brasil com o fim do regime militar e com a aproximação do Brasil com OCDE a educação nacional se torna alvo da regulação dessa entidade.
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