Apresenta de forma sistemática uma descrição sumária das atividades desenvolvidas pelos sistemas de educação de base do MEB, Dividido em três unidades: Unidades de serviço de preparação, Unidades de serviço de execução, Unidades de avaliação.
Trata-se de uma publicação de uma síntese dos acontecimentos relacionados ao II Encontro dos Bispos do Nordeste, com o apoio da Presidência a República.
O documento está dividido em 2 partes. Na primeira parte trata-se de uma explanação referente ao país Tanganyka da Àfrica em relação aos princípios católicos que estão inseridos ou permeiam a sociedade. Apresenta diferentes formas de Pluralismo na sociedade: ético, cultural, político, social, religioso. Na segunda parte aborda sobre “O Pluralismo e a Igreja”.
Documento apresenta um relatório para o Exm. Sr. Ministro da Educação e Saúde sobre o Movimento de Educação Rural que ocorre no México desde o ano de 1921.
O livro em sua 7ª edição, “consta de 5 capítulos, escritos como ensaios autônomos, guardando, entretanto, uma estreita relação entre si. O primeiro capítulo, A educação e a construção de uma sociedade aberta, apresenta a origem histórica, no pensamento liberal, da ideologia que atribui à educação o papel de instrumento de equalização de oportunidades. [...] O segundo capítulo , Educação e distribuição da renda, contém uma crítica ...ao processo de concentração de renda ocorrido no Brasil. [...] O terceiro capítulo, A escolarização desigual, procura mostrar que as crianças oriundas da classe trabalhadora tem menos chance de ingressar na escola[...] O quarto capítulo, O desempenho desigual, mostra como a situação de fome das crianças da classe trabalhadora determina seu baixo desempenho escolar, culminando na evasão[...]Finalmente, o quinto capítulo, Política Educacional: contenção e liberação, analisa as medidas do Estado no campo Educacional, bem como em certos mecanismos empresariais. Palavras do autor.