Neste artigo apresentam-se alguns dados de uma pesquisa que objetivou investigar o perfil de estudantes dos cursos de História e Pedagogia, no que tange o quantitativo, a realidade social, econômica e familiar, para tentar entender quais aspectos da vida desses estudantes se inter-relacionam com a opção pela profissão docente. Constituiu-se em um estudo de natureza qualitativa. O método de abordagem utilizado foi o Dialético, a metodologia pesquisa bibliográfica e de campo, e o instrumento de coleta de dados foi o questionário. Como referencial teórico-metodológico trabalhou-se com Louro, Nogueira, Rincón e Saffioti. Participaram da investigação 65 estudantes, sendo 39 mulheres e 26 homens. Os resultados indicaram que a maioria das/os estudantes são mulheres, afrodescendentes, trabalhadoras, mães, de renda baixa e que a escolha pela licenciatura está relacionada à identificação da profissão como mais fácil para mulheres.
professor e sua necessidade de formação continuada em uma relação dialética entre teoria e prática, baseada em Santos (2010) e Silva (2011). Alicerçada em Marin (1995) e em dicionários da língua portuguesa apresenta algumas terminologias que são encontradas na oferta de formação continuada de professores bem como suas concepções perpassando pelas ideias subjacentes a tais oportunidades. O conceito de trabalho na sociedade capitalista é baseado em Antunes (2000) e Manacorda (2007) e dão sustentação para compreensão dos diversos termos usados para formação docente e sua renomeação.
Este artigo traz o resultado parcial da pesquisa que tem como objetivo analisar a luta da Federação dos Trabalhadores de Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) para o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica.
O artigo é fruto de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em nível Mestrado da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Trata-se de uma entrevista dos professores; Carlos Rodrigues Brandão e Jadir de Morais Pessoa, com a ex-professora do MEB-Go e os Monitores; José Coelho, Oscavú Coelho e Parcival Coelho, a respeito da Educação Rural com utilização de poesia e viola.