Conta uma parábola que certo professor interessado em saberes culturais diversos, procurava na sua prática de pesquisa e docência descobrir os segredos que fundamentavam os comportamentos e as opiniões das pessoas. Um dia, nas andanças da vida, foi a um bairro periférico da cidade para participar de uma reunião a respeito dos problemas da comunidade. Durante a reunião, de repente, o tempo fechou e ao primeiro relâmpago, seguido de forte trovão, uma dona da casa começou a cobrir os espelhos com uma toalha.
O objetivo central é mostrar como as transformações, ocorridas desde a Modernidade com o conceito de pedagogia, permitem a sua pluralização e, posteriormente, como a cultura cria condições para que novas pedagogias, produzidas a partir de análises culturais, emirjam a fim de dar conta das demandas do tempo presente.
O trabalho apresenta a tese “Cultura e conhecimento na escola”, defendida em 2013, delineando seus objetivos gerais e focando em dois pontos específicos ali desenvolvidos. Os objetivos gerais envolvem três dimensões: a pesquisa histórica sobre a escola, a discussão filosófica da escola e da educação, e, por último, as consequências para a prática do professor de filosofia.