O trabalho analisa como se configura a inserção de critérios privados no âmbito das políticas educacionais de gestão materializadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) no período de 2007 a 2013.
O PROLER é um Programa de Incentivo a Leitura instituído no Brasil em 1992 pelo Ministério da Cultura e objetiva incentivar a leitura e suas variantes como suas variantes: o teatro, a musica, o fantoche, a dança, o cinema. Coincide com a onda neoliberal e com a mundialização do capital. A modernidade chega ao Brasil com o fim do regime militar e com a aproximação do Brasil com OCDE a educação nacional se torna alvo da regulação dessa entidade.
Pretende-se por meio desta pesquisa investigar o Programa Ensino Médio Inovador ProEMI, em Campo Grande-MS, no período de 2007 a 2011. O ProEMI foi instituído pelo Ministério da Educação/MEC por meio da Portaria Nº 971, de 9 de outubro de 2009 com o objetivo de proporcionar mudanças significativas nas escolas de ensino médio, não profissionalizante, no país.
Nesse artigo, pretendemos refletirmos sobre a trajetória da Educação Comparada, sua história e suas questões teórico- metodológicas. Outrossim, pensarmos também suas limitações e potencialidades, os avanços nos debates que afetam melhorias sociais e educacionais, bem como as abordagens que possibilitam efetivação de estudos comparados que se posicionem criticamente frente às demandas contemporâneas da pesquisa e das políticas públicas em educação.
Este trabalho consiste no recorte da pesquisa intitulada “Plano de Ações Articuladas na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS: o processo de implantação dos Conselhos Escolares (2007-2010)”, cujo objetivo foi analisar este processo no âmbito do PAR, plano estratégico integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) implantado no segundo mandato do governo de Luís Inácio Lula da Silva
A proposta deste trabalho insere-se XII Encontro de Pesquisa em Educação, Centro-Oeste, com a temática Pós-graduação e pesquisa em educação: contradições e desafios para a transformação social. É resultado de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar implicações e dificuldades para o desenvolvimento do processo educacional em consonância com as exigências da sociedade contemporânea. O estudo foi desenvolvido com estudantes do Curso de Especialização em Docência Universitária, destinado a professores bacharéis de Instituições de Educação Superior. Os resultados indicam que os profissionais vão-se fazendo docentes, constroem suas identidades e atuam a partir de referências sociais, culturais, valorativas que perpassaram sua trajetória estudantil. A UNEB tem se constituído numa alternativa para o enfrentamento dos desafios da formação docente, além de representar uma oportunidade de democratização do ensino e melhoria da qualidade da Educação Básica na Bahia.
As considerações apresentadas nesse texto são a síntese de uma pesquisa que teve como objetivo analisar em que medida a participação dos estudantes pode contribuir para os processos de qualificação da/na escola. Para o presente trabalho fizemos um recorte e trouxemos para o debate a reflexão sobre os elementos essenciais à compreensão do conceito de participação.
A proposta do artigo é apresentar uma análise histórica das Políticas Públicas inclusivas na educação com questões teóricas sobre a temática da inclusão e as possibilidades de ampliação das habilidades funcionais, de promover a inclusão e a dignidade de crianças com deficiências. A educação inclusiva fundamenta-se na concepção de direitos humanos, que possibilitou a reflexão sobre a importância do paradigma educacional da inclusão, na perspectiva de que a igualdade e diferença são valores indissociáveis. O reconhecimento do papel fundamental da escola na superação da eliminação de práticas discriminatórias, por meio da implementação de políticas públicas voltadas para a educação inclusiva tornou-se um imperativo educacional que tem buscado alternativas para superar a herança histórica de exclusão nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social.
Este trabalho apresenta aspectos da pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o papel dos partidos políticos que compõem a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no que diz respeito à discussão e à definição de políticas públicas voltadas para a educação básica, correspondentes aos projetos situados no âmbito da proposta “Educação para o Sucesso”, no Governo André Puccinelli (2007-2014).
Este artigo relata o contexto das políticas públicas especialmente voltado para a educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil, considerando o cenário contemporâneo e como o Governo Federal está atuando para atender a demanda por formação técnica e profissional.