Este artigo visa apresentar resultados parciais de pesquisa sobre o conhecimento dos agentes de segurança pública – bombeiros e policiais militares – acerca da comunidade surda do município de Jataí – GO.
A necessidade e urgência de desenvolver uma educação mais inclusiva se tornou imperativo nas escolas mundiais e brasileiras, isso porque, as reivindicações dos movimentos sociais relativo às pessoas com deficiência têm gritado com mais força, conclamando a sociedade a agir com mais igualdade.
Abordar o tema sobre a atuação do profissional intérprete da Língua de Sinais no ambiente escolar é de fundamental importância, haja vista, que tal profissional vem contribuindo de forma significativa na mediação entre pessoa surda/ouvinte ou ouvinte/surda. Sendo assim, é pertinente conhecermos como vem se dando esse processo em pleno século XXI.
A presente investigação de mestrado teve como campo empírico uma instituição escolar, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)1, elegendo como objeto de pesquisa o desvelamento das redes de poder que estiveram em jogo na construção do projeto bilíngue, no INES, na década de 1990.
Eixo 7. O trabalho analisa como ocorre a inclusão de dois bebês surdos (de 1 ano) na educação infantil do município de Vitória/ES. Como aporte teórico foi utilizada a perspectiva Histórico-Cultural do desenvolvimento humano, sob a perspectiva de que o sujeito se constitui nas relações sociais.
O texto apresenta uma síntese acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita em Língua Portuguesa por surdos tem sido objeto de estudo e de preocupação entre os pesquisadores da área. O autor destaca a precariedade de acesso à apropriação da linguagem escrita e as inadequadas condições a que a maioria dos surdos é exposta colocam-se como um desafio a ser enfrentado.