No presente artigo, encontram-se reunidas reflexões acerca da noção de competência decorrentes de um estudo mais amplo que se dedica à investigação do processo de aprendizagem na atividade de trabalho. No citado estudo, a competência é tomada como categoria auxiliar na análise das formas como os indivíduos lidam com saberes de distintas fontes na gestão da distância entre o trabalho prescrito e o real. As considerações ora apresentadas são resultados da problematização de tal noção frente às distintas concepções e visões de mundo em disputa no território habitado pela relação entre trabalho e educação.
O curso de Pedagogia possibilita a formação de profissionais para atuarem em diversas áreas em que se exige conhecimentos pedagógicos, não restringindo-se somente ao espaço escolar. O presente artigo objetiva refletir sobre o curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí (CPNV) considerando a ótica dos envolvidos diretamente neste contexto a partir de pesquisa exploratória e de campo. Tal reflexão proporciona analisar os conhecimentos que o profissional, por meio das disciplinas propostas pelo curso, poderá adquirir. Percebe-se que o presente curso atende as exigências estabelecidas por sua Diretriz Curricular, porém há aspectos muito relevantes que precisam ser analisados a fim de que se forme um profissional capacitado atendendo as exigências sociais e pedagógicas.
O artigo é fruto de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em nível Mestrado da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Eixo 4. O artigo apresenta uma síntese teórica da educação profissional na Educação de Jovens e Adultos. O texto apresenta os desafios e potencialidades da integração dos cursos técnicos com a realidade dos sujeitos da EJA. Apesar de os documentos oficiais ressaltarem a necessidade de favorecer entre os alunos do EJA o aprendizado para a formação social e profissional, também está salientada a formação de pessoas críticas, com habilidade para analisar as demandas de um mundo heterogêneo em constantes mudanças, incluindo as competências profissionais. Entretanto, o que se nota, na prática, são sujeitos sem interesse na cultura geral, mas procurando somente uma certificação profissional, com a finalidade de conseguirem uma vaga no mundo do trabalho.