Trata-se do resultado de pesquisa desenvolvida junto a uma rede municipal de ensino. O objetivo do estudo foi identificar a qualidade da educação básica municipal nas seguintes dimensões: as condições de oferta do ensino; a gestão e organização do trabalho escolar; a formação, profissionalização e ação pedagógica do professor. Esta pesquisa fez parte de uma pesquisa maior desenvolvida por três IES em que cada uma investigava um município.
O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a análise de como a participação dos estudantes de escolas públicas pode contribuir para os processos de qualificação da/na escola.
Esta pesquisa buscou compreender a realidade vivenciada pelas escolas da rede municipal de ensino de Jataí-GO, referente a possíveis interferências produzidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
O presente estudo tem como objetivo analisar a qualidade da educação presente em uma Escola Pública brasileira com base no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2009, nos anos iniciais do ensino fundamental.
O objetivo deste trabalho é mostrar como os conceitos de cidadania, participação social, democracia e qualidade na educação comparecem nas decisões do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF
Eixo 8. O texto discute a qualidade da educação no contexto da democratização do acesso à escola, no qual deixou o problema da qualidade da educação um campo aberto de debate, permitindo que outros setores da sociedade, (políticos, sociedade civil e a classe empresarial) viessem a participar dele e dar seus pontos de vista, buscando dar um novo sentido da educação.