Reúne dois artigos que tratam sobre a continuidade do processo de alfabetização de jovens e adultos nos projetos de parceria com o MEB, no período de 1993-94 e a alfabetização de jovens e adultos rumo às políticas públicas.
O Livro faz uma reflexão dos projetos apresentados ao MEB – Movimento de Educação de Base, no programa de alfabetização, são relatadas experiências que buscam reforçar o que se afirma com relação à abrangência de uma proposta consciente, não só de alfabetização, mas de Educação de Adolescente, Jovens e Adultos.
Documento apresenta uma proposta para a solicitação do título Honoris Causa ao professor Paulo Freire. Reúne alguns documentos como: currículo, memorando, uma reportagem do jornal Brasil no ano de 1995, cópia da ata nº 257, o projeto de resolução e a resolução nº 116/95.
Refere-se a extratos de publicações, relatórios e estudos do Movimento de Educação de Base Nacional. Por ser a segunda parte do documento, traz os capítulos V ao VIII.
O documento é parte de um amplo projeto de reconstituição e de análise dos diversos movimentos de cultura e Educação Popular que existiu no Brasil no início dos anos sessenta, apresenta os acervos do CEDI Rio de Janeiro sobre cultura popular.
O documento apresenta a origem do CPC, que surgiu da necessidade de alguns artistas em levar seu trabalho a um público mais popular inserindo-os no contexto.