O texto apresenta a caracterização da expansão do ensino médio por meio do ensino regular e do ensino de jovens e adultos, investigando os efeitos da elevação do limite etário para a conclusão do curso via EJA. Aponta o caráter supletivo, estrutura precária, dificuldade de obtenção de recursos da educação de jovens e adultos. Dados relativos a distribuição das matriculas por nível de ensino e modalidade de educação e ensino, para Região Centro Oeste e demais regiões.
O texto relata os problemas e as dificuldades enfrentadas atualmente pelos professores alfabetizadores de jovens e adultos no Estado de Mato Grosso do sul, bem como os conceitos que têm acerca da alfabetização e dos analfabetos, os referenciais teórico-práticos que utilizam na sala de aula, suas características pessoais, preparação ou formação profissional, experiências e condições de trabalho, para poder oferecer à Secretaria Estadual de Educação de MS, às Secretarias Municipais de Educação, aos Núcleos Educacionais e às escolas da rede de ensino público que têm escolas noturnas, um conjunto de soluções e recomendações que lhes permitam refletir sobre essa problemática e instrumentalizar as linhas de ação correspondente, nas ordens metodológica, administrativa, social e política, e que lhes ajudem a rever tais situações e a executar com sucesso o processo de alfabetização no Estado de Mato Grosso do sul entre 1995 e 2003.
O texto apresenta resultado de pesquisa sobre custos da educação de jovens e adultos, oferecendo subsídios para a condução do Programa de Educação de adultos da Universidade de Brasília, com dados relativos à Goiás.
O texto apresenta o aumento das matrículas nacionais do ensino fundamental regular no período do governo Fernando Henrique, como sendo parte da inclusão das matrículas das classes de alfabetização e de educação de jovens e adultos e do setor público e privado, representando um aumento da rede particular de ensino e a tendência à municipalização do ensino de EJA principalmente de 1ª a 4ª série. Apresentação de dados com o crescimento de matrículas de EJA e perda de matriculas do ensino fundamental regulares para Goiás e demais estados brasileiros.
O texto relata o II Congresso Nacional de Educação de Adultos, enfatizando a educação de adultos como imperativo para mudança social no país, destacando as condições desiguais das regiões, que acaba por determinar a baixa renda em alguns Estados, com dados de renda per capita para Goiás.
A presente pesquisa discute o Proeja-Fic/Pronatec na Rede Municipal de Ensino (SME) de Goiânia a partir da perspectiva dos educadores e educandos. Para o desenvolvimento do trabalho, optamos pela abordagem qualitativa. Os dados da pesquisa foram coletados mediante aplicação de questionário aplicado em 2013 com o objetivo de avaliar o programa. Para fundamentação teórica, nos apoiamos em Andreola (2001), Freire (1999,1996,1987), Frigotto (1996), entre outros. Para uma melhor compreensão da pesquisa, dividimos o texto em três partes. A primeira trata sobre o currículo integrado. A segunda é voltada para a reflexão sobre a visão dos sujeitos da pesquisa acerca do Proeja-Fic/Pronatec e, por fim, as considerações finais.
O presente texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como propósito investigar quem são os jovens alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), no Instituto Federal Goiano (IFGoiano), campus de Urutaí. Objetiva refletir acerca das concepções dos jovens sobre a educação escolar profissionalizante e o mundo do trabalho após participarem de um programa educacional que objetiva a leitura ampliada de mundo por meio da integração curricular entre formação geral e formação especifica de nível médio para o público da EJA em uma instituição federal reconhecido por eles como escola diferenciada e de excelência no ensino oferecido aos seus alunos.
A partir de 2008 desenvolvem-se experiências com educandos e educadores da educação de jovens e adultos trabalhadores com ênfase na disseminação de uma estratégia que promova espaços para criação e a construção coletiva a partir de dispositivos e suportes tecnológicos. A práxis desenvolvida pauta-se no trabalho coletivo e nas produções estéticas tecnológicas significativas, que dialogam com as experiências de vida dos educandos no coletivo, a partir da situação problema desafio materializadas em diferentes formatos digitais, como vídeo, animação, poesia, entre outros. Esse artigo apresenta reflexões da arte digital na educação de jovens e adultos.
Essa investigação busca contribuir com a construção de um itinerário formativo dialogando três grandes áreas, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Transiarte. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, baseada em Barbier (2007) e Thiollent (2007). O referencial práxico está alicerçado em Ramos (2009), em Gramsci (1978), em Vigostki (2001) e Freire (2005,2008), dentre outros. A principal questão da pesquisa é compreender quais as significações e indicações de estudantes do Centro de Ensino Médio 03 e Centro de Educação Profissional de Ceilândia, à possível construção de um itinerário formativo entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional. A partir dessas significações constrói-se, em primeira aproximação, um itinerário formativo, tendo como curso inicial, o Proeja Formação Inicial e Continuada em Arte Digital Básico.
Este trabalho tem por objetivo apresentar breves reflexões acerca dos processos seletivos para admissão dos discentes aos cursos do Programa Nacional de Integração da Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ofertados no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os dados analisados constam da pesquisa de dissertação do autor, realizada por meio de questionários e entrevistas, do estado da arte do objeto analisado e editais de processos seletivos em Instituições da Rede. Verificou-se que há uma diversidade de práticas de gestão em relação ao processo analisado. Nas Instituições mais abertas às ofertas dos cursos do Programa, a seleção tende a ser mais criteriosa, enquanto nas demais se realiza de modo simplificado tendo em vista apenas o atendimento das exigências legais em relação à obrigatoriedade da oferta.