O documento apresenta a parte introdutória da revista Mensagem – Cristã do Chile, na qual aborda o problema da Revolução na América Latina, um tema de fenômeno global, que envolve a economia, a política, a moral e a religião.
O autor apresenta no livro, uma síntese da história da Igreja buscando as raízes do cristianismo e o caminhar da Igreja no tempo, um busca de compreender a caminhada da Igreja no mundo.
Trata-se de textos selecionados, introduzidos, traduzidos, anotados e comentados por José Luiz Archanjo, PH. D. O livro é uma exposição Global do pensamento teilhardiano, apresentado uma complexidade variável por se tratar de teor religioso-teológico ou místico, fundamentado em “cristologia e Evolução” e em “O Crístico”.
O Livro tenta explicar o mistério do cristo vivo, com palavras simples e propondo exemplos práticos, buscando treinar essa vivência. Em cada capítulo do livro é contado um acontecimento, uma situação, depois são feitas reflexões que terminam com uma pequena oração.
O autor defende que o comunismo e o cristianismo se aproximam de maneira tal que podem ser comparados como duas religiões. São apresentados um panorama dos princípios mais relevantes do comunismo e do cristianismo.