O documento apresenta os resultados dos últimos estudos conjuntos a respeito de Animação Popular no MEB, que foram realizados no I Seminário Nacional de Animação Popular e no II Encontro Nacional de Coordenares. O documento está dividido nos seguintes tópicos: Levantamento dos questionários enviados aos estados participantes do I seminário nacional de animação popular; conclusões sobre fundamentação da AnPo ; Conclusões sobre experiências de AnPo feitas no Maranhão, em Goiás e Pernambuco; Agendas de treinamento de animadores populares realizados no Maranhão; Conclusões a respeito de animação popular no II encontro nacional de coordenadores.
Documento apresenta o sentido comum da música popular, dos problemas puramente individuais para o âmbito geral. O compositor interpreta as causas de muitas das dificuldades com que se debate.
O documento apresenta uma análise da situação atual dos sistemas radiofônicos; estudos para a reestruturação do MEB; e a elaboração de um planejamento dentro das possibilidades reais constatadas no Encontro.
A apostila apresenta algumas experiências vividas pelo grupo de Caravana, pela equipe do MEB/Maranhão, trabalhos realizados pela equipe do MEB/ Goiás em Animação Popular na forma de Encontros com as comunidades.
Apresenta de que forma é realizado o trabalho do supervisor das Escolas Radiofônicas. Reúne os atributos necessários para o trabalho de monitor e o treinamento para a sua capacitação.
O documento apresenta 8 capítulos referentes a criação do MEB, os convênios com o Ministério da Educação e Cultura com a CNBB, Ministério da Saúde, e com a Comissão do Vale do São Francisco, as funções das Equipes Estaduais e Locais do MEB.
Documento apresenta uma critica referente à educação e está dividido em 5 tópicos : Condicionantes Demográficos; Censo da População Rural e Urbana em 1960 nas regiões Norte , Nordeste, Leste, Sul, Centro-Oeste; Condicionantes Econômicos, Sociais, Culturais.