Este artigo apresenta o estudo da construção do conceito de professor pesquisador pelos Cursos de Especialização do PROEJA, cujo perfil desejado para o egresso era o professor pesquisador. Trata‐se de uma pesquisa qualitativa com entrevistas semi‐estruturadas a dois cursistas especialistas em PROEJA.
O artigo tem como objetivo demonstrar através da utilização de metodologias combinadas a possibilidade de analisar características do exercício da docência na Educação Profissional de Jovens e Adultos no PROEJA. Para a coleta de dados foram utilizados os grupos de discussão, valendo‐se dos estudos autobiográficos e entrevistas narrativas.
O artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre a percepção de educandos do PROEJA acerca da Geografia e avaliar a importância desta disciplina para a construção e (re)significação do conhecimento geográfico, político, econômico e social dos educandos.
O artigo sintetiza a trajetória institucional e as expectativas dos alunos jovens e adultos ingressantes em um curso de educação profissional integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos em uma escola vinculada à universidade,situada no Rio Grande do Sul.
O texto trata de um ensaio teórico que tem como preocupação a situação de fracasso escolar, representado pela evasão dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade educação de jovens e adultos‐PROEJA.
Este artigo tem como objetivo analisar recortes de elementos do processo de implementação3 do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE4), expressos por meio de fotografias, destacando o não dito nas imagens. Tomou-se o período de 2011 a 2014 como recorte temporal, pois das turmas que ingressam inicialmente em 2006 não se teve acesso ao registro fotográfico.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vivencia intensas mudanças nos últimos tempos, não somente em relação às práticas desenvolvidas na escola, e na pretensão de se buscar respostas aos anseios manifestados pela sociedade, quanto aos aspectos de sua identidade, seu território, seus sujeitos e conceitos que, orientados por essas práticas, reorganizam, ampliam e produzem novos sentidos.
O PROEJA, implantado inicialmente em 14 de junho de 2005 como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA e posteriormente substituído por uma nova edição, por meio do Decreto n° 5.840, de 13 de julho de 2006, recebendo uma nova nomenclatura, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, estendendo sua ação a toda educação básica e não mais somente.
O trabalho traz uma reflexão acerca dos cursos técnicos de nível médio integrados ao ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).