- BR CMV-GO EPT-DSE-064
- Item
- 2014-10
Mostrar 4 resultados
descrição arquivística2 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais
Eixo 4. presente artigo resulta de uma dissertação de mestrado que tem como objeto de estudo as contribuições sociocomunitárias que o Programa EJA Profissões, desenvolvido pela FUMEC, trouxe aos alunos participantes. A queda no número de matrículas na modalidade EJA anos iniciais, constatado a nível nacional, traz uma série de questionamento a docentes e gestores, sobre os motivos do afastamento dessas pessoas do processo de alfabetização que lhes é de direito. O programa denominado EJA PROFISSÕES busca articular o conteúdo programático da EJA anos iniciais com os conteúdos de cursos de qualificação profissional, através da interdisciplinaridade. O objetivo é mudar o currículo de EJA de forma atender as expectativas das novas demandas. Metodologicamente, se constituiu numa pesquisa qualitativa, utilizando-se o recurso do Grupo Focal. Os resultados de pesquisa apontam a realização do Programa EJA Profissões enquanto uma necessidade para a ampliação do direito à educação de pessoas jovens e adultas que necessitam, para sobreviver, de garantia de elevação de escolaridade ao mesmo tempo em que garantem maior qualificação profissional para o mundo do trabalho.
Qualificação profissional: reflexões sobre a execução do Pronatec/PA.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-165
- Item
- 2014-10
As noções de qualificação e o GT - Trabalho e Educação: análise da produção da ANPED (2004-2013).
- BR CMV-GO EPT-DCO-190
- Item
- 2014-10
O presente estudo tem o objetivo de analisar a apropriação das noções de qualificação nos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho - Trabalho e Educação das Reuniões Científicas Nacionais da ANPEd nos últimos dez anos (2004 – 2013). Os temas abordados nos trabalhos foram: a) políticas públicas de qualificação dos trabalhadores; b) mundo do trabalho e qualificação; c) sindicalismo e políticas de qualificação profissional; d) qualificação, salário e condição socioeconômica; e) qualificação e competência. Foi possível identificar que, de uma forma geral, a concepção substancialista de qualificação se faz hegemônica nos trabalhos apresentados no GT Trabalho e Educação no período analisado.
- BR CMV-GO EPT-DCO-101
- Item
- 2014-10
O propósito deste texto é apresentar uma pesquisa em andamento, intitulada “Trabalho e Qualificação nas Cadeias de Produção Global - trajetórias e perspectivas dos trabalhadores das confecções de Goiânia-GO”. A referida pesquisa objetiva identificar o público de trabalhadores e suas trajetórias de inserção e permanência nas confecções, sua inclusão na formação escolar e profissional e esclarecer as relações e condições de trabalho que marcam a realidade desses trabalhadores. Pretende-se analisar a trajetória de formação escolar e profissional, bem como sua história, a produção desenvolvida para seu sustento e de sua família e o possível vínculo com a produção das cadeias globais de confecções de roupas. No que se refere à metodologia, optou-se pela pesquisa do tipo qualitativa por entender que suas características básicas permitem a apreensão do objeto em tela.