Eixo 1. Este trabalho apresenta debates acerca dos efeitos da instalação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a partir da analise das relações entre os atores envolvidos neste processo e a interação dos movimentos sociais com a Instituição.
Eixo 1: O trabalho discute a formação de professores para atuar na educação do campo, no sentido de avaliar as contribuições dos movimentos sociais no campo. O texto apresenta quem são os sujeitos dos cursos de educação no campo e os sentidos do fazer docente nesta perspectiva. O texto apresenta uma síntese acerca do debate sobre a formação de professores do campo surge no contexto das reivindicações dos movimentos sociais campesinos por políticas públicas para escolas do campo.
Este trabalho pauta a implantação das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação (IF) no âmbito das políticas de formação de professores. Tratou-se de problematizar a oferta de licenciaturas nos IF diante da contraditória realidade destes cursos nas instituições públicas de educação superior. Por um lado, uma suposta demanda por ampliação de vagas; por outro, uma inexpressiva presença de candidatos em busca de formação para a docência e, mais ainda inexpressiva, a soma de concluintes nas licenciaturas ofertadas nas universidades e institutos federais. A evasão figura entre os sintomas mais importantes dessa contradição. A resposta às questões levantadas exigiu a contextualização da expansão e a análise dos dados quantitativos, tomando-se os números da Sinopse da Educação Superior dos últimos dois anos e os números do Instituto Federal Catarinense (IFC), como caso estudado.
Este artigo busca refletir a árdua tarefa de formar professores em tempos de crise da profissão docente, considerando o papel da instituição e do professor formador. O objeto de estudo são os professores da UEG - Câmpus Iporá, local em que são ofertados cinco cursos de licenciatura, com problemas de baixa demanda, evasão, desmotivação com a profissão buscando compreender como os professores formadores se veem nesse processo. Serão enfocados os conflitos, as condições de trabalho e as perspectivas desses profissionais com relação à instituição, a profissão docente e atuação enquanto professor formador. O estudo aponta para uma crise institucional que se constitui como o reflexo da crise de identidade, de desvalorização, baixo status social da profissão docente e também dos cursos de licenciatura.
Este trabalho teve como objetivo caracterizar o estudante que ingressa no curso de Licenciatura em Matemática através de um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Mato Grosso. Tal pesquisa foi realizada através de voluntários que responderam questionário socioeconômico e outro avaliativo dos conhecimentos de matemática. Os dados demonstram que a maioria dos alunos possui de 18 a 25 anos de idade, são do gênero feminino e possuem um bom domínio sobre as operações básicas, entretanto, metade do grupo possui déficits no domínio de equações. Analisar o perfil e o nível de conhecimento sobre matemática dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática é de extrema importância, pois estes serão os futuros profissionais da educação que irão nortear a aquisição de conhecimento de matemática das próximas gerações.