Eixo 8. O texto discute a qualidade da educação no contexto da democratização do acesso à escola, no qual deixou o problema da qualidade da educação um campo aberto de debate, permitindo que outros setores da sociedade, (políticos, sociedade civil e a classe empresarial) viessem a participar dele e dar seus pontos de vista, buscando dar um novo sentido da educação.
O texto apresenta algumas reflexões de uma pesquisa que realizo no campo educacional, no âmbito da rede municipal de ensino do município do Rio de Janeiro, onde atuo como psicóloga no Programa Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Proinape).
O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de alunos da educação básica acerca do conceito de cidadania e discutir os desafios de se educar para cidadania nesse nível de ensino.
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Apoio à Iniciação Científica – PIAIC, desenvolvida entre agosto de 2011 a julho de 2012.
O artigo pretende apresentar os aspectos que constituem a visão de Anísio Teixeira em relação à função social da escola, da escola pública para todos, na sociedade brasileira de meados do século XX.
O artigo discute, sob as perspectivas teóricas de Bourdieu (2009), Foucault (1993; 1999) e Weber (1982; 1995), as relações de poder observadas em uma escola pública de educação básica, situada no estado de Minas Gerais. Foram feitas observações sistemáticas durante o 2º semestre letivo de 2013, em duas classes do ensino fundamental, uma do 6º ano e outra do 9º, além de observações do recreio e outros espaços internos da escola. O registro foi realizado por meio de anotações de campo, um dos três instrumentos de coleta de dados utilizados em uma dissertação de mestrado ainda em andamento, cujo tema central é a violência simbólica escolar. O objetivo deste trabalho é compreender como nessa instituição, que é vista hegemonicamente pela comunidade local como uma boa escola, com gestão que se conceitua democrática e que é frequentada por alunos considerados bons, se dão as relações de poder.