O tempo de permanência do estudante no ambiente escolar tem sido uma prática que vem sendo alvo de discussões na instancia da escola por todas as suas representações. Valorizar um espaço múltiplo de conhecimentos é algo que tenciona educadores, pesquisadores, gestores e demais participantes do contexto escolar a dialogar sobre a dinâmica que se estrutura no cotidiano da escola pública destinada a uma ampliação do tempo de permanência de seus educando
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa feita junto à coordenação e à Secretaria Municipal de Educação de Capinópolis - MG. O objetivo principal deste trabalho é identificar como as pesquisas de pósgraduação podem contribuir com as escolas municipais, quanto à implementação da Educação Integral e democratização da gestão escolar.
O presente trabalho tem como escopo apresentar de forma sucinta o contexto histórico da Educação Integral no Brasil; bem como analisar as leis que amparam e legitimam a Educação Integral como um direito das crianças e dos adolescentes; ressaltando a importância do pensamento dos educadores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, que idealizaram uma formação integral/completa para crianças e adolescentes pobres e por fim destacar a relevância da formação por competências dos professores de escolas de tempo integral.
O surgimento de experiências de escola de tempo integral no país não é recente, contudo as intencionalidades podem ser discutidas na lógica da historicidade da educação brasileira.
Neste artigo, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada com crianças que estudam em uma escola de tempo integral, situada na cidade de Ceres, uma cidade do interior do Estado de Goiás.