Forma, símbolo e sintoma: imagens e construção de sentidos.
- BR CMV-GO EPT-DCO-310
- Item
- 2014-10
O texto analisa imagens produzidas por estudantes trabalhadores da Educação de Jovens e Adultos, em aulas de artes visuais. O embasamento teórico constitui-se com noções conceituais mais democráticas para arte (SHUSTERMAN, 1998) e noções formais para análise de imagens (OSTROWER, 1983; FOCILLON, 2012), bem como seus espaços virtuais, de potência e de não saber (DIDI-HUBERMAN, 2005; 2010). Embasa-se em noções de práxis docente investigativa visando transformações sociais e o trabalho como princípio educativo (FREIRE, 1996; GRAMSCI, 1982). Considerando a crise dos paradigmas dos métodos da ciência moderna, como o demonstrado também por Japiassu (1978), de uma forma geral busco orientar minhas investigações em princípios de uma epistemologia transdisciplinar, considerando a razão aberta e o valor das artes para a criação de conhecimentos científicos (MORIN, 2000).