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Educação no Campo Com objeto digital
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Infância nas políticas de educação do campo no município de Amargosa - Bahia.

A implantação da Educação Infantil no Brasil tem sido crescente a partir do início do ano 2000. Cordeiro e Sodré (2009), que analisaram tal fato, sinalizam que o processo de municipalização e a aprovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) contribuíram para essa ampliação. O Fundeb foi criado em 2007 para corrigir as diferenças na distribuição dos recursos financeiros que o Fundo de desenvolvimento e valorização do Ensino Fundamental (Fundef) apresentava, uma vez que a Educação Infantil e o Ensino Médio não recebiam recursos provenientes do Fundef.

Identidade e diversidade camponesa e seus reflexos na organicidade política pedagógica da turma Margarida Maria Alves do curso de ciências agrárias.

A diversidade e o reconhecimento identitário da classe camponesa se constituem como elementos indispensáveis na construção da política pública da Educação do Campo e como parte desta, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), os quais se constituem como importante marco da luta camponesa em nosso país.

Formação de professores que atuam em classes multisseriadas nas escolas do campo: que princípios? Que diretrizes? Que epistemologia?

O texto aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação em curso. Tem como tema a gestão do trabalho pedagógico dos professores do campo e autonomia docente frente às políticas educacionais de regulação.

Educação e formação de lideranças políticas: as práticas formativas no sindicato dos trabalhadores rurais de Cametá-PA (décadas de 1970 - 1990).

Esta comunicação se propõe a analisar aspectos pontuais quanto aos processos educativos e formativos do movimento sindical, dando ênfase às práticas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cametá (STR-Cametá), localizado ao Nordeste do Estado do Pará e que se constituiu ao longo das décadas de 1970 à 1990, na principal entidade representativa dos interesses dos trabalhadores rurais do Município de Cametá.

Os trabalhos da Anped sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do Sul.

Este trabalho é parte de um projeto de dissertação em andamento e trata do levantamento das produções científicas da ANPEd, no período de 2002-1012 em virtude da construção de um diálogo com as produções científicas da Área de Educação, focando a relação entre Educação do Campo, Currículo e LD.Este levantamento, por sua vez, atende a uma relevância acadêmica de discutir as produções científicas que tratem do objeto de uma pesquisa de Mestrado: Os Paradigmas Educacionais do Campo que balizam os Manuais dos Professores (MP) de Língua Portuguesa, História e Geografia das coleções didáticas aprovadas pelo PNLD/CAMPO-2013. Este trabalho tem o seguinte problema: Como os trabalhos da ANPED, no período de 2002-2012 trazem as discussões sobre Educação do Campo e Livros Didáticos como textos curriculares? Para responder a este problema temos como objetivo: compreender como os trabalhos da ANPEd no período de 2002-2012 trazem as discussões sobre Educação do Campo e Livros Didáticos como textos curriculares.

A dinâmica da formação nas ligas camponesas entre 1960 e 1964, a partir da cartilha do camponês e do documento “Bença, mãe!”.

O Trabalho selecionado apresenta a pesquisa que nasceu da intenção de contribuir com os debates e reflexões já existentes sobre o caráter educativo das Ligas. No início, objetivávamos analisar as práticas educativas da primeira Liga Camponesa, a Liga de Galiléia.

A pedagogia da alternância no projovem campo em minas gerais: desafios e perspectivas.

Nesse artigo, decorrente do Programa de Estudos Novas Faces da Pedagogia da Alternância na Educação do Campo, nosso propósito é caracterizar o Programa Projovem Campo em Minas Gerais e analisar as representações sociais sobre a Alternância construídas pelos (as) educadores (as) – coordenadoras e professores (as) do Programa.

A pedagogia da alternância no contexto mundial: educação do campo para a formação do jovem rural.

O artigo apresenta o contexto de origem, evolução e consolidação no âmbito mundial de uma modalidade de educação do campo denominada Pedagogia da Alternância (PA), seus instrumentos pedagógicos e sua contribuição para a formação da juventude rural.

Os significados da formação acadêmica atribuídos pelos egressos do curso pedagogia da terra em suas práticas docentes.

O objetivo desta pesquisa é analisar os impactos da formação no curso de licenciatura Pedagogia da Terra, que é fruto de uma parceria dos movimentos sociais, do INCRA e da UFMG com duração entre 2005 e 2010. Pretende-se compreender a importância do curso para a prática docente e como estes são beneficiados por sua trajetória acadêmica.
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