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Movimento de Educação Popular
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A educação popular hoje: múltiplas dimensões entre velhos e novos desafios.

O Trabalho selecionado apresenta A educação popular até os anos 40 era concebida numa perspectiva extensionista da educação formal para todos, especialmente para parcelas da população localizadas nas periferias das cidades e/ou para a população da zona rural.

A história nos convida a contar: vinte cinco anos de MEB em Marabá.

A coletânea reúne artigos de vários autores que relatam sobre a experiência de educação popular através do Movimento de educação de Base – MEB, realizada em Marabá de 1971 a 1996, por meio de escolas radiofônicas, com depoimentos de alfabetizandos e alfabetizadores que participaram do movimento.

A questão política da educação popular.

O livro apresenta sete artigos de pessoas envolvidas em projetos, experiências e movimentos ocorridos na década de 1960, momento em que se começou a criar um espaço de prática política e popular por meio da educação, com importante participação de Paulo Freire, que cria um Método de alfabetização que se espalha pelas regiões brasileiras.

Boletim MEB n. 1.

Esse boletim apresenta informações sobre o Encontro Nacional da RENEC, Relatórios, Cultura popular, MEB-SEC, Voz do Brasil, Sindicalismo, Treinamento, I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura, Bibliografia para o pré-encontro.

Boletim MEB n. 2.

Esse documento apresenta tópicos relacionados ao I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular, menciona como foi à organização do encontro, os representantes, e as conclusões sobre o mesmo. Abrange informações sobre o I congresso Latino Americano de Escolas Radiofônicas, voz do Brasil, noticias do nacional(agenda), a visão nacional das equipes por estados e número de escolas.

Cadernos MEB: estudos e debates.

O caderno traz discussões e reflexões com o objetivo de rever as experiências do MEB, expandindo as reflexões do trabalho realizado junto às comunidades em que atuava, procurando fazer um aprofundamento do método utilizado para o trabalho, e buscando encontrar saídas para as questões que dificultavam o trabalho de educação popular, melhorando assim a atuação do movimento.
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