Trata-se de uma comunicação ao I Encontro de Alfabetização e Cultura Popular. No documento primeiramente é feita uma tentativa de conceituação do termo “Cultura popular”. Posteriormente trata sobre a experiência de educação de massas.
Documento apresenta uma produção que trata da Arte Popular Revolucionária. Apresenta três tópicos: Arte; expressão de um povo; Liberdade e povo; O artista a arte e o povo.
Esse documento é a transcrição de um discurso feito por Miguel Arraes no encerramento do I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular. Com anexos de trechos de jornais da época pontuando o encontro.
Esse documento apresenta tópicos relacionados ao I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular, menciona como foi à organização do encontro, os representantes, e as conclusões sobre o mesmo. Abrange informações sobre o I congresso Latino Americano de Escolas Radiofônicas, voz do Brasil, noticias do nacional(agenda), a visão nacional das equipes por estados e número de escolas.
Esse boletim apresenta informações sobre o Encontro Nacional da RENEC, Relatórios, Cultura popular, MEB-SEC, Voz do Brasil, Sindicalismo, Treinamento, I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura, Bibliografia para o pré-encontro.
O documento discorre acerca da Animação Popular que era um trabalho realizado pelos lideres em suas próprias comunidades; trata da forma dos mesmos, e como era desenvolvido o processo educativo; as limitações sofridas pelo movimento, assim como sua integração juntamente com a Anpo; as diversas fases da mesma; Os objetivos gerais da AnPo no MEB e as principais técnicas utilizadas.
“Um estudo macrossociológico das origens e das vicissitudes da educação de adultos na sociedade brasileira, o Autor oferece uma contribuição decisiva para maior e melhor conhecimento e avaliação das relações entre Estado e educação popular, ultrapassando o modelo ensaístico até então prevalecente no tratamento desse problema nacional. Com rigor e profundidade são pesquisadas questões fundamentais dessa problemática, relativas às raízes da crença no imperativo social de educação para todos”. (Palavras do Autor)