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Educação Profissional Com objeto digital
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PROEJA Transiarte: a construção de um itinerário formativo em Ceilândia DF.

Essa investigação busca contribuir com a construção de um itinerário formativo dialogando três grandes áreas, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Transiarte. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, baseada em Barbier (2007) e Thiollent (2007). O referencial práxico está alicerçado em Ramos (2009), em Gramsci (1978), em Vigostki (2001) e Freire (2005,2008), dentre outros. A principal questão da pesquisa é compreender quais as significações e indicações de estudantes do Centro de Ensino Médio 03 e Centro de Educação Profissional de Ceilândia, à possível construção de um itinerário formativo entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional. A partir dessas significações constrói-se, em primeira aproximação, um itinerário formativo, tendo como curso inicial, o Proeja Formação Inicial e Continuada em Arte Digital Básico.

Interfaces da educação especial com a educação profissional e o TEC NEP.

A educação especial a partir de 1996 nos marcos legais normativos passou a ser considerada modalidade de ensino. Sendo assim, neste estudo, objetiva-se refletir sobre esta como uma modalidade educativa que transversaliza todos os níveis de ensino no Brasil, unificando-se em alguns momentos com outras modalidades, como no caso da educação profissional, conforme mostra a história da educação brasileira.

O ensino médio integrado no Proeja no IFRN na perspectiva dos discentes

O trabalho traz uma reflexão acerca dos cursos técnicos de nível médio integrados ao ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).

O proeja integrado à educação profissional: a integração no âmbito do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Amazonas.

O PROEJA, implantado inicialmente em 14 de junho de 2005 como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA e posteriormente substituído por uma nova edição, por meio do Decreto n° 5.840, de 13 de julho de 2006, recebendo uma nova nomenclatura, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, estendendo sua ação a toda educação básica e não mais somente.

Tempos e espaços de formação na experiência do projovem campo: saberes da terra capixaba.

Eixo 1. O texto apresenta uma síntese das experiências produzidas no ProJovem Campo – Saberes da Terra e uma reflexão acerca dos desafios da Educação do Campo na interface com a EJA integrada a Educação Profissional que neste Programa.

Práticas de leitura e de produção de textos na educação profissional agrícola por meio da interdisciplinaridade.

O texto discute a interdisciplinaridade, associada ao estudo dos gêneros, influencia na produção do texto dissertativo-argumentativo coeso e coerente. Para tanto, analisamos um corpus formado por 40 textos, os dados obtidos apontaram evolução quanto à textualização. .

Memórias escolares de jovens negros da educação profissional técnica de nível médio do centro federal de educação tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG.

Eixo 3. A forma como a história do Brasil tem sido construída e difundida, inferiorizando sujeitos e naturalizando preconceitos, tem impedido a formação de uma sociedade igualitária e originado uma variedade de discriminações que se revelam cotidianamente e atingem principalmente a parcela negra e pobre da nossa sociedade. Partilhando essa concepção a pesquisa em questão tem como proposta compreender as trajetórias escolares de jovens negros da Educação Profissional Técnica de nível Médio a partir de suas memórias sobre os caminhos percorridos até ingressarem no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG. As questões que norteiam esse estudo visam compreender o que levou esses jovens a optarem por essa modalidade de ensino, as estratégias utilizadas por esses para ingressarem na educação profissional, suas percepções sobre relações étnico-raciais, juventude, escolarização e trabalho. O estudo em questão apoia-se em Munanga e Gomes para compreender a presença do racismo na escola; em Saviani e Fonseca no estudo da educação profissional e para recorrer às memórias desses jovens busca subsídios nas obras de Thompson e Le Goff, utilizando a História oral fundamentada por Alberti e Ferreira como suporte metodológico.

A integração entre ensino técnico e a educação de jovens e adultos no direito educacional.

Eixo 4. O artigo apresenta uma síntese teórica da educação profissional na Educação de Jovens e Adultos. O texto apresenta os desafios e potencialidades da integração dos cursos técnicos com a realidade dos sujeitos da EJA. Apesar de os documentos oficiais ressaltarem a necessidade de favorecer entre os alunos do EJA o aprendizado para a formação social e profissional, também está salientada a formação de pessoas críticas, com habilidade para analisar as demandas de um mundo heterogêneo em constantes mudanças, incluindo as competências profissionais. Entretanto, o que se nota, na prática, são sujeitos sem interesse na cultura geral, mas procurando somente uma certificação profissional, com a finalidade de conseguirem uma vaga no mundo do trabalho.