A educação especial a partir de 1996 nos marcos legais normativos passou a ser considerada modalidade de ensino. Sendo assim, neste estudo, objetiva-se refletir sobre esta como uma modalidade educativa que transversaliza todos os níveis de ensino no Brasil, unificando-se em alguns momentos com outras modalidades, como no caso da educação profissional, conforme mostra a história da educação brasileira.
O PROEJA, implantado inicialmente em 14 de junho de 2005 como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA e posteriormente substituído por uma nova edição, por meio do Decreto n° 5.840, de 13 de julho de 2006, recebendo uma nova nomenclatura, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, estendendo sua ação a toda educação básica e não mais somente.
O texto apresenta discussões acerca da participação social enquanto elemento fundamental da democracia e, não por acaso, a questão da participação política e social dos sujeitos pertencentes às distintas classes sociais tem provocado inúmeras discussões e posicionamentos ao longo da história política.
A presente pesquisa aborda a temática da evasão escolar, percorrendo o contexto das políticas públicas educacionais. Buscando-se identificar as principais causas que levam os estudantes dos cursos de nível médio técnico integrado (IFMS Câmpus Ponta Porã) a abandonarem o curso (com matrícula em 2011 e 2012).
The internationalization of educational policies constitutes a relevant theme, mainly by constant changes resulting from globalization . Educational standards have been influenced and shaped by global market trends .
O trabalho traz uma reflexão acerca dos cursos técnicos de nível médio integrados ao ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
Eixo 1. O texto apresenta uma síntese das experiências produzidas no ProJovem Campo – Saberes da Terra e uma reflexão acerca dos desafios da Educação do Campo na interface com a EJA integrada a Educação Profissional que neste Programa.
O texto discute a interdisciplinaridade, associada ao estudo dos gêneros, influencia na produção do texto dissertativo-argumentativo coeso e coerente. Para tanto, analisamos um corpus formado por 40 textos, os dados obtidos apontaram evolução quanto à textualização. .