Mostrar 37 resultados

descrição arquivística
Currículo Com objeto digital
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

O currículo de arte e a educação inclusiva.

Eixo 7. O estudo objetiva caracterizar o professor de Arte e como organiza sua prática pedagógica em relação à aplicação do currículo de Arte na Rede Pública Estadual de Araraquara. O Currículo tem como finalidade o trabalho com a Arte Contemporânea e o estímulo da leitura e escrita, além das competências para o mundo do trabalho. É organizado através dos Cadernos do Professor e Aluno com situações de aprendizagens referentes às quatro linguagens da Arte: Dança, Música, Teatro e Artes Visuais. A pesquisa da qual se origina o presente estudo está em andamento e configura-se numa pesquisa qualitativa com análise documental dos Cadernos do Professor e Aluno e documentos referentes ao Currículo de Arte do Estado de São Paulo e compreende coleta de dados tendo como principal instrumento a entrevista com os professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Dentre o material já estudado do Currículo de Arte pode-se verificar que trás informações de orientação para a gestão do Currículo e contempla informações e documentos voltados especificamente ao professor, os cadernos do Professor e do Aluno, organizados por disciplina /série (ano) / bimestre, anunciando uma educação à altura dos desafios e das exigências da sociedade contemporânea.

A diversidade étnico-racial em escolas privadas confessionais: a propósito da lei 10.639/03.

Eixo 3. Este texto é resultado de uma investigação cujo objetivo principal foi compreender como é realizado o trabalho pedagógico sobre a temática da diversidade étnico-racial em duas escolas privadas confessionais do município de Belo Horizonte, ou mais especificamente, como a Lei nº 10.639/03 está sendo incorporada nas práticas educativas dessas instituições.

Ensino médio noturno políticas e currículo.

As políticas educacionais foram marcantes na história da educação brasileira, não só pela implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, mas, também, pelas reformas e políticas dela decorrentes, com destaque para o Ensino Médio que passou ser etapa final da Educação Básica.

Lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade no contexto escolar: ranços, experiências e desafios.

Faz pouco mais de um ano que celebramos os dez anos de aprovação da Lei 10.639/2003 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). De um lado,a satisfação de, finalmente, ter-se aprovado uma Lei que reconhece a importância da cultura africana e afro-brasileira como estratégia imprescindível à construção e/ou fortalecimento da identidade do/a negro/a nas escolas. Por outro, deparamo-nos com a questão: a Lei está sendo efetivamente presente nos currículos escolares? Se sim, de que forma? Se não, quais as razões?

A inserção do componente curricular Libras - modalidade semipresencial no currículo dos cursos de licenciatura da UNEB.

A necessidade e urgência de desenvolver uma educação mais inclusiva se tornou imperativo nas escolas mundiais e brasileiras, isso porque, as reivindicações dos movimentos sociais relativo às pessoas com deficiência têm gritado com mais força, conclamando a sociedade a agir com mais igualdade.

Interculturalidade e educação escolar indígena: diálogos, apropriações e negociações identitárias.

A conquista do indígena brasileiro ao direito à escolarização remete à concretização de um desafio cotidiano, visto que, a concepção de escola deveria refletir o pensamento de cada etnia, os próprios processos de aprendizagem e de difusão do saber e o ensino da língua materna enquanto elemento identitário. Em outras palavras, essa reflexão poderia ser entendida como os pilares da resistência de cada povo.

Discussões sobre o currículo da formação nos cursos de licenciatura em educação do campo: um olhar a partir dos trabalhos apresentados na Anped.

Diante das lutas dos Movimentos Sociais Campesinos em prol de uma Formação Inicial que atendesse as especificidades da Educação escolarizada Campesina, pontuamos a necessidade de se compreender como se tem tratado no âmbito acadêmico, a discussão sobre o currículo da formação em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, partimos da ideia que o Campo, enquanto território é tecido de uma complexidade social, cultural, econômica, epistêmica e educacional e que historicamente os sujeitos campesinos foram silenciados.

Currículo escolar e educação especial: diálogos possiveis.

O artigo discute alguns pressupostos da inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, a situação se torna mais complexa.Considerando que estes são sujeitos que trazem percursos de aprendizagem diferenciados, necessidades de acessar uma pluralidade de conhecimentos distantes dos institucionalmente valorizados.
Resultados 1 a 10 de 37