Eixo 7. O estudo objetiva caracterizar o professor de Arte e como organiza sua prática pedagógica em relação à aplicação do currículo de Arte na Rede Pública Estadual de Araraquara. O Currículo tem como finalidade o trabalho com a Arte Contemporânea e o estímulo da leitura e escrita, além das competências para o mundo do trabalho. É organizado através dos Cadernos do Professor e Aluno com situações de aprendizagens referentes às quatro linguagens da Arte: Dança, Música, Teatro e Artes Visuais. A pesquisa da qual se origina o presente estudo está em andamento e configura-se numa pesquisa qualitativa com análise documental dos Cadernos do Professor e Aluno e documentos referentes ao Currículo de Arte do Estado de São Paulo e compreende coleta de dados tendo como principal instrumento a entrevista com os professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Dentre o material já estudado do Currículo de Arte pode-se verificar que trás informações de orientação para a gestão do Currículo e contempla informações e documentos voltados especificamente ao professor, os cadernos do Professor e do Aluno, organizados por disciplina /série (ano) / bimestre, anunciando uma educação à altura dos desafios e das exigências da sociedade contemporânea.
Eixo 3. Este texto é resultado de uma investigação cujo objetivo principal foi compreender como é realizado o trabalho pedagógico sobre a temática da diversidade étnico-racial em duas escolas privadas confessionais do município de Belo Horizonte, ou mais especificamente, como a Lei nº 10.639/03 está sendo incorporada nas práticas educativas dessas instituições.
As políticas educacionais foram marcantes na história da educação brasileira, não só pela implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, mas, também, pelas reformas e políticas dela decorrentes, com destaque para o Ensino Médio que passou ser etapa final da Educação Básica.
Faz pouco mais de um ano que celebramos os dez anos de aprovação da Lei 10.639/2003 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). De um lado,a satisfação de, finalmente, ter-se aprovado uma Lei que reconhece a importância da cultura africana e afro-brasileira como estratégia imprescindível à construção e/ou fortalecimento da identidade do/a negro/a nas escolas. Por outro, deparamo-nos com a questão: a Lei está sendo efetivamente presente nos currículos escolares? Se sim, de que forma? Se não, quais as razões?
A necessidade e urgência de desenvolver uma educação mais inclusiva se tornou imperativo nas escolas mundiais e brasileiras, isso porque, as reivindicações dos movimentos sociais relativo às pessoas com deficiência têm gritado com mais força, conclamando a sociedade a agir com mais igualdade.
A conquista do indígena brasileiro ao direito à escolarização remete à concretização de um desafio cotidiano, visto que, a concepção de escola deveria refletir o pensamento de cada etnia, os próprios processos de aprendizagem e de difusão do saber e o ensino da língua materna enquanto elemento identitário. Em outras palavras, essa reflexão poderia ser entendida como os pilares da resistência de cada povo.
Diante das lutas dos Movimentos Sociais Campesinos em prol de uma Formação Inicial que atendesse as especificidades da Educação escolarizada Campesina, pontuamos a necessidade de se compreender como se tem tratado no âmbito acadêmico, a discussão sobre o currículo da formação em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, partimos da ideia que o Campo, enquanto território é tecido de uma complexidade social, cultural, econômica, epistêmica e educacional e que historicamente os sujeitos campesinos foram silenciados.
O artigo discute alguns pressupostos da inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, a situação se torna mais complexa.Considerando que estes são sujeitos que trazem percursos de aprendizagem diferenciados, necessidades de acessar uma pluralidade de conhecimentos distantes dos institucionalmente valorizados.